27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Região de Coimbra quer investir mais de 13 milhões na mobilidade sustentável

5 de Fevereiro 2021

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra apresentou recentemente quatro candidaturas ao Programa Operacional Regional Centro 2020, no valor total de cerca de 13,6 milhões de euros, para a concretização do Plano de Ação de Mobilidade Sustentável. Os projetos apresentados pretendem estruturar e promover a mobilidade na Região por ‘modos suaves’, através da criação da Rede Estruturante de Vias Cicláveis da Região de Coimbra que farão a interligação com as zonas urbanas e com os investimentos municipais que estão a ser concretizados pelos municípios abrangidos, contribuindo para uma mobilidade mais sustentável de baixo teor de carbono”. Visam, ainda, “reforçar a intermodalidade, atratividade e sustentabilidade do sistema de transportes públicos, contribuindo para a substituição do transporte individual pelo transporte coletivo”.

No total, foram desenvolvidos quatro projetos, que foram agora candidatados a financiamento. Um deles é a Ciclovia do Mondego, com um investimento total de cerca de 3,5 milhões e um prazo de execução de 18 meses. Esta via ciclável desenvolve-se numa extensão 44,2 km, ligando os concelhos de Coimbra, Montemor-o-Velho e Figueira da Foz, e corresponde a um antigo anseio das populações destes concelhos.

A Ecopista do Antigo Ramal Ferroviário da Figueira da Foz é outro dos projetos apresentados. Aproveitando uma importante infraestrutura que se encontra há muito desativada, utiliza a plataforma do Antigo Ramal, numa extensão de 49,7 km, ligando os concelhos da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, Cantanhede e Mealhada. Com um investimento total de cerca de quatro milhões e um prazo de execução de 18 meses, terá grande impacto na promoção da mobilidade sustentável das várias localidades destes concelhos.

Foi também apresentada, em parceria com o Município da Figueira da Foz, a candidatura ao projeto Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que compreende os troços urbanos da rota Eurovelo 1 nos concelhos da Figueira da Foz e Mira, bem como a construção da ponte sobre o rio Mondego, no Município da Figueira da Foz, que será executada por esta autarquia e que permitirá a continuidade desta via ciclável nas duas margens do Mondego. Este projeto representa um investimento de cerca de 4,6 milhões, sendo a maior parte do investimento alocado à construção da nova ponte sobre o rio Mondego.

Foi também apresentada a candidatura do projeto Sistemas de Informação ao Público – Plataforma de Informação Intermodal da Região de Coimbra, que visa a implementação de um conjunto de sistemas baseados em tecnologias de informação para que a CIM Região de Coimbra, enquanto Autoridade de Transportes, disponha dos meios necessários à gestão integrada dos serviços de mobilidade prestados pelos operadores existentes na região e da respetiva informação ao público. Prevê o desenvolvimento de uma plataforma que permitirá promover a gestão integrada de toda a informação do Sistema de Mobilidade da Região de Coimbra num único sistema de informação ao cliente, disponibilizando informação dinâmica, em tempo real. O projeto tem um investimento previsto de 1,4 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.

Para o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, a implementação destes projetos contribuirão para alcançar os objetivos de redução das emissões de carbono e promover o uso de modos suaves de transportes, a intermodalidade e valorização dos meios urbanos e ambientais da Região. Sublinha ainda que estas candidaturas resultam de um “árduo trabalho” que foi desenvolvido pela CIM e pelos municípios ao longo dos últimos meses, e representam a ambição e o compromisso da Região na transição para uma mobilidade mais sustentável e preparada para os desafios do século XXI.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM