29 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Região Centro investe 4,1 milhões de euros em inovação e tecnologia

21 de Fevereiro 2025

A Região Centro vai investir 4,1 milhões de euros em inovação e tecnologia nos próximos dois anos e meio com a quarta edição do programa INOVC+, um consórcio de 23 entidades liderado pela Universidade de Coimbra (UC). O programa, cofinanciado em 85% por fundos europeus geridos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), visa consolidar um ecossistema de inovação para reforçar a ligação entre conhecimento académico e economia regional.

Na apresentação do programa, que decorreu na quarta-feira (19), o reitor da UC, Amílcar Falcão, destacou a importância do trabalho em rede para impulsionar a inovação e atrair novos projetos. “A região tem desafios distintos entre o litoral e o interior, e este programa é um excelente exemplo de como podemos colaborar para um desenvolvimento mais forte e sustentável”, afirmou. Um dos principais objetivos é a criação de oito gabinetes de transferência de tecnologia, seis deles em instituições de ensino superior, o que permitirá melhorar a ligação entre instituições científicas e o setor empresarial.

O coordenador do programa, Bruno Gomes, reforçou que o INOVC+ pretende beneficiar diretamente 600 empresas, estabelecer 300 novos acordos com entidades empresariais e criar 36 startups ou ‘spin-offs’.

A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, sublinhou a importância deste programa, considerando que um dos principais desafios da região e do país é garantir que o conhecimento científico se transforma em oportunidades económicas.

 

CCDRC reforça apoio à ação cultural

O Programa de Apoio à Ação Cultural da Região Centro vai disponibilizar, em 2025, um total de 120 mil euros para projetos de associações culturais sem fins lucrativos e não profissionais sediadas nos 77 municípios abrangidos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro. O montante representa um aumento de 20% face ao ano anterior, refletindo o compromisso em valorizar a diversidade cultural e artística da região.

As candidaturas estão abertas até 23 de março e cada entidade poderá submeter um projeto a ser desenvolvido entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025. O apoio divide-se em quatro áreas: criação artística (45 mil euros), programação e difusão (50 mil euros), edição (15 mil euros) e formação/capacitação (10 mil euros). Os apoios variam entre 1.000 e 1.500 euros por candidatura.

Para esclarecer dúvidas, a CCDR Centro promoverá sessões de esclarecimento em Leiria, Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco, entre 20 e 28 de fevereiro.

Este programa faz parte do Cultura ao Centro, que em 2025 contará com um orçamento global de 200 mil euros, incluindo novas linhas de apoio ao associativismo musical e a parcerias culturais estratégicas.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM