29 de Março de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Refeição (de)vida” combate desperdício alimentar e exclusão social

1 de Abril 2021

A Associação Académica de Coimbra (AAC), os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) e a Refood 4 Good – Associação assinaram, na sexta feira, o protocolo de colaboração “Refeição (de)vida”, um projeto pioneiro de combate ao desperdício alimentar e à exclusão social.

Este projeto promove a doação direta dos géneros alimentícios excedentes das unidades dos SASUC e, através da colaboração com a AAC e da distribuição realizada pela Refood, estes excedentes serão entregues a indivíduos que vivam em situações de vulnerabilidade extrema (após um rigoroso controlo de qualidade).

O presidente da AAC, João Assunção, considerou, durante a assinatura do acordo – cerimónia que contou ainda com a presença do vice-reitor da UC para a Qualidade, Desporto e Serviços de Ação Social, António Figueiredo, e do presidente da Refood, Hunter Halder –, que “este protocolo é mais um passo para atingir a união entre a Academia e o resto da comunidade”. “Para nós, é muito importante esta aliança entre os estudantes e a cidade que os recebe. Conseguir ajudar Coimbra com o trabalho solidário dos estudantes e das instituições académicas é, para nós, um motivo de orgulho”, afirmou.

O vice-reitor António Figueiredo realçou, por sua vez, que “a Universidade de Coimbra encara esta parceria como uma obrigação cívica e humana, que se inscreve na sua missão mais elementar”. “A natureza da atividade social da UC leva, inevitavelmente, a um desajuste na produção e consumo alimentar, sendo crucial fazer com que este não se constitua como desperdício, entrando num circulo de consumo daqueles que tenham algum tipo de carência alimentar”, sublinhou, acrescentando que “esta parceria assume uma importância extrema independentemente da fase da vida económica e social que o país atravesse, mas, na atual conjuntura, esta necessidade é ainda maior”.

Hunter Halder recordou que “a missão da Refood é resgatar excedentes, alimentar pessoas e incluir toda a comunidade neste trabalho”. “É com muito agrado que assisto ao nascer desta parceria com a Universidade de Coimbra e a Academia que representa os estudantes, uma parceria que permitirá reduzir o desperdício alimentar e alimentar beneficiários locais”, referiu o presidente da Refood.

O projeto “Refeição (de)vida” vai abranger, inicialmente, as cantinas do Pólo I, Pólo II e Estádio Universitário, sendo o objetivo final a expansão a todas as unidades alimentares dos SASUC, aproximando a Universidade de Coimbra do Desperdício Zero neste domínio.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM