4 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Rede de Cafés com História nomeada para prémio europeu

9 de Outubro 2020

A proposta de criação da Rede de Cafés com História da Península Ibérica, que estabeleça um itinerário entre os cafés históricos portugueses e espanhóis, foi nomeada para o “Prémio pelo Especial Interesse para o Desenvolvimento e Promoção do Turismo em Património Cultural”, atribuído pela European Cultural Tourism Network (ECTN).

A ideia de criar esta rede partiu da Associação dos Cafés com História de Portugal, que tem como fundador o Café Santa Cruz, histórico café de Coimbra que celebrou a 8 de maio 97 anos. A Associação, presidida precisamente por um dos gerentes do Santa Cruz, Vítor Marques, surgiu com o objetivo de “promover a discussão do conceito e a definição de Café Histórico, destacando a sua importância para o turismo sustentável, para o turismo cultural, para a promoção da gastronomia nacional e para evidenciar os aspetos da competitividade”.

O presidente da Associação congratula-se com esta nomeação, considerando que integrar a lista dos nomeados representa um incentivo para prosseguir o trabalho que começou com a criação da rede nacional de Cafés Históricos. Destaca, de entre outras atividades, a realização de um encontro europeu cujas atas foram publicadas este mês, sob o tema “Os Cafés Históricos como Património Cultural”.

“Os Cafés Históricos da Península Ibérica como exemplos (únicos) de património material, mas também marcos simbólicos do património imaterial das suas comunidades, foi a base da candidatura, que destaca também a forma como estes estabelecimentos têm conseguido manter vivos os seus negócios, as suas tradições, a sua monumentalidade, a sua identidade e a memória social ao longo de várias gerações. Mas, para além da sua vertente histórica, estes cafés têm, também, incorporado novos conceitos culturais e comerciais para se manterem competitivos e atrativos face a novos modelos de negócio.

“Assim, promovendo e divulgando os Cafés Históricos localizados em Portugal e em Espanha, quer estejam localizados em cidades de maior dimensão quer estejam localizadas em cidades do interior (nas ilhas ou em territórios de baixa densidade), poderão ser integrados nos circuitos turísticos locais. Este aspeto é não só importante para alavancar as economias locais (especialmente em áreas demograficamente desfavorecidas) mas também porque o turismo cultural é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da nossa economia”, refere nota divulgada, que dá ainda conta que a Vítor Marques se junta Fernando Franjo, um jornalista e escritor espanhol que tem desenvolvido extensa pesquisa sobre a história dos cafés em Espanha, tendo publicado o livro “50 Cafés Históricos de España e Portugal”.

O anúncio e entrega de prémios está marcado para 22 de outubro, durante o Encontro Internacional da ECTN, que se vai realizar na cidade de Rijeka, na Croácia.

Recorde-se que o Café Santa Cruz anunciou, recentemente, que tem já à venda, no estabelecimento, o livro “Os Cafés Históricos como Património Cultural: O Encontro”, mais uma obra que publica e que resulta dos diferentes contributos dos oradores e convidados presentes no Encontro Internacional de Cafés Históricos, que se realizou em Coimbra em abril de 2018. Dois anos antes, em outubro de 2016, tinha publicado já o livro da Rota dos Cafés com História de Portugal, que permitiu o levantamento exaustivo dos Cafés Históricos de Portugal, incluindo as ilhas.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM