24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Reconhecimento e solidariedade em Montemor-o-Velho

19 de Outubro 2018

O canoísta Fernando Pimenta e a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) foram homenageados, na semana passada, pelo Município de Montemor-o-Velho, numa sessão plena de admiração e reconhecimento onde o presidente da Câmara, Emílio Torrão, manifestou o “imenso orgulho de ser português” ao assistir recentemente, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho, às vitórias de Fernando Pimenta, um “campeão nato”.

Elogiando o “atleta técnico, centrado e humilde”, Emílio Torrão congratulou-se com o ouro conquistado em Montemor, levando assim o nome do concelho “pelo mundo fora”. Como reconhecimento, o autarca entregou a Fernando Pimenta a medalha de mérito do Município de Montemor-o-Velho (decisão aprovada antes dos resultados do Mundial e que esteve agendada para o feriado municipal de 8 de setembro, mas que, por motivos de indisponibilidade de agenda do atleta, não foi entregue na sessão solene) e um voto de louvor pelo desempenho alcançado no Mundial de agosto.

“Não esperaram que eu fosse campeão do mundo para me atribuir esta medalha, acreditaram no meu trabalho e isso é um grande voto de confiança que depositaram em mim”, disse Fernando Pimenta, acrescentando que “foi aqui (em Montemor-o-Velho) que cresci como atleta, é um local que não mais vou esquecer”. Um local onde já não consegue “passar despercebido” mas onde o atleta sente “um calor e uma energia muito positiva”. “O carinho das pessoas é fundamental para o nosso sucesso. Tenho de agradecer a todos os munícipes por tão bem nos acolherem aqui, em Montemor-o-Velho”, acrescentou. Agora, prometeu, “é continuar o trabalho, continuar a remar e a fazer muitos quilómetros em Montemor-o-Velho, continuar a trazer bons resultados para Montemor e para Portugal e esperar voltar a ter a sorte do nosso Centro Náutico acolher mais um campeonato como este”.

Por considerar que “as vitórias dos atletas e do Fernando Pimenta são também as vitórias da Federação” que tem trabalhado para “dar as condições, a paz e a estabilidade necessárias para alcançar estes bons resultados”, o Município de Montemor distinguiu também a Federação Portuguesa de Canoagem (FPC) e o seu presidente, Vítor Félix, pela organização do Mundial de Canoagem de 2018, que foi considerado pela Federação Internacional de Canoagem como “o melhor de sempre”. “A FPC marca a diferença no relacionamento com a Câmara Municipal e com a comunidade de Montemor-o-Velho”, enalteceu Emílio Torrão, sublinhando o esforço da Federação em “conquistar as pessoas de Montemor”.

O presidente da FPC, Vítor Félix, partilhou esta homenagem com as “suas” “duas equipas: a de dentro de água, que tem no Fernando Pimenta o seu expoente máximo, e a de fora de água, que soube organizar aquele que foi considerado por muitos como o melhor campeonato do mundo de sempre” e que contou com toda a equipa diretiva da FPC, o Município de Montemor-o-Velho, os colaboradores e voluntários que “puseram de pé este evento” e os trabalhadores do município, “incansáveis para que a pista estivesse nas devidas condições”.

Vítor Félix recordou ainda que no fim de semana em que Fernando Pimenta conquistou as duas medalhas de ouro, estiveram cinco mil pessoas nas bancadas do Centro Náutico, “casa cheia” que permitiu à FPC entregar à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho um cheque, no valor de 1.610 euros, correspondente a 10 por cento da receita de bilheteira do Mundial. Este donativo foi entregue aos Voluntários também nesta cerimónia de homenagem, gesto que Nuno Rasteiro, presidente da Associação Humanitária muito enalteceu, considerando que “mais importante do que o valor do cheque é o valor da atitude”.

Durante a sessão foram ainda assinados os contratos com 11 dos 15 jovens estudantes atletas de canoagem que treinam no Centro Náutico de Montemor-o-Velho e que, neste ano letivo, vão ocupar a residência universitária da canoagem, conciliando a carreira académica com a desportiva. Na ocasião, Emílio Torrão incitou-os a seguirem “as pisadas e as pagaiadas de Fernando Pimenta, procurando ser melhores do que ele e, daqui a uns anos, ganharem ao atual campeão mundial”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM