A Câmara Municipal de Coimbra continua empenhada em melhorar as condições de vida dos moradores dos bairros municipais. O vice-presidente da autarquia, Carlos Cidade, acompanhado pelos vereadores Regina Bento e Francisco Queirós, consignou, na segunda feira, a empreitada de reabilitação energética de todos os 17 lotes do Bairro da Rosa, referentes a 222 frações de habitação.
Com esta intervenção, que representa um investimento superior a 3,5 milhões de euros, com financiamento do Centro 2020, a autarquia pretende melhorar o comportamento térmico e otimizar a eficiência energética, diminuir o consumo de energia e reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. Os trabalhos preveem a aplicação de isolamento térmico na cobertura, de novas caixilharias e vidros duplos nas janelas, substituição de caleiras, a melhoria das zonas comuns, a instalação de painéis solares, a melhoria da iluminação elétrica, a remoção dos estendais existentes e colocação de outros, entre outras intervenções.
O vice-presidente da CM Coimbra, Carlos Cidade, salientou a importância desta intervenção para melhorar significativamente as condições de vida e o conforto das pessoas que vivem nestas habitações municipais e destacou o investimento que o atual executivo tem vindo a fazer na requalificação dos bairros municipais – Rosa, Conchada, Ingote e Celas – que ascende a cerca de 11 milhões de euros.
De referir que a Câmara avançou já, na semana passada, com a reabilitação energética dos lotes 30, 32 e 50 do Bairro da Conchada, um investimento superior a 500 mil euros, com financiamento do Centro 2020, que visa beneficiar o desempenho energético de 28 frações. Esta semana, para além do Bairro da Rosa, avança também com a reabilitação energética no Bairro do Ingote, que vai beneficiar 14 lotes, correspondente a 166 frações. Esta intervenção representa um investimento superior a 2,5 milhões, também com financiamento do Centro 2020.
O Município adianta, ainda, que estão também em curso os procedimentos de contratação pública para a requalificação do espaço público dos Bairros da Rosa, do Ingote e ex-IGAPHE (Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado), uma ação incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. Trata-se de “uma obra que visa organizar o espaço público, criando homogeneidade nas diversas áreas, estando prevista, por exemplo, a criação de um parque de merendas”. Esta intervenção terá um investimento previsivelmente superior a 900 mil euros.
Recorde-se que o executivo municipal aprovou também, em março último, a adjudicação da empreitada de reabilitação do edificado de caráter social dos lotes 11, 14, 16, 18 e 26 do Bairro do Ingote, um investimento de 850 mil euros que prevê a requalificação interior e exterior das partes comuns e de 10 habitações localizadas dos referidos lotes e que está prevista no PEDU de Coimbra.
Já na véspera de Natal de 2019, o presidente da Câmara, Manuel Machado, entregou as chaves de 12 habitações requalificadas no Bairro de Celas, que fazem parte de um rol de 38 habitações que a autarquia se encontra a reabilitar. Esta intervenção representa um investimento superior a 2,6 milhões e, depois de concluída, traduz-se na recuperação de 73 por cento das habitações desse bairro.