17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Rainha Santa vai receber símbolos da Jornada Mundial da Juventude

31 de Março 2023

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chegam à diocese de Coimbra no próximo domingo (2), sendo a vez da cidade acolher a Cruz Peregrina da JMJ e a imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que chegarão de comboio à estação de Coimbra A, cerca das 14h44.

A passagem dos símbolos pela diocese de Coimbra, vindos de Aveiro, decorrerá até 30 de abril, data na qual será feita uma cerimónia de entrega à diocese de Leiria-Fátima, na cidade de Pombal.

No caso da diocese de Coimbra, o primeiro evento mais marcante será a receção dos símbolos que José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, deseja que “contribuam para renovar a fé e a esperança num mundo melhor, de paz e harmonia, livre dos ideais belicistas”.

Os ícones sairão da estação de comboios de Coimbra A rumo ao início da Calçada Santa Isabel, transportados num carro de Bombeiros Sapadores, que será acompanhado por um grupo de motards.

Chegados ao terreiro da Igreja da Rainha Santa, haverá lugar para um momento de acolhimento e oração, animado pelo coro da comunidade das 11 do Seminário Maior de Coimbra, com a presença da imagem da Rainha Santa Isabel, que, pela primeira vez, sai à rua fora da procissão que acontece por ocasião das Festas da Cidade de Coimbra.

Em todo o percurso de receção, que culminará com a passagem pela Câma­ra Municipal de Coimbra, os símbolos da JMJ serão transportados por diver­sas entidades de seguran­ça e proteção. Além dos Bombeiros do concelho de Coimbra, também vão marcar presença membros da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Exército e Polícia Municipal. Estarão também presentes grupos etnográficos e folclóricos do concelho de Coimbra que, em frente ao Portugal dos Pequenitos, vão apresentar um momento cultural, bem como estudantes, que também vão presentear o público com momentos musicais, escuteiros e membros da equipa do Comité Organizador Diocesano (COD) de Coimbra. Para embelezar o percurso vão estar ainda a Banda Filarmónica União Taveirense e a Associação Recreativa e Musical de Ceira.

Segue-se um momento especial de oração na Igreja de Santa Cruz, proporcionado pelo Coro COD Coimbra, para depois terminar este percurso na Câmara Municipal, onde o respetivo presidente vai receber com toda a solenidade os símbolos JMJ, na companhia do bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, do bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ 2023, Américo Aguiar, e do bispo de Aveiro, António Moiteiro, entre outras figuras.

A diocese de Coimbra inaugura assim, de forma oficial, os preparativos para a JMJ, que decorrem em Lisboa de 1 a 6 de agosto, e, mais concretamente, para os Dias na Diocese, de 26 a 31 de julho.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM