13 de Junho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Queima das Fitas leva milhares à Praça da Canção em nove noites de festa

26 de Maio 2023

Bianca de Matos e Randeson Lima

A Queima das Fitas é um evento que marca o final da vivência estudantil de quem se despede fisicamente da cidade e da Faculdade e o início de muitos, os caloiros, que escolheram Coimbra para viver um dos melhores momentos das suas vidas que é a jornada académica.

Após a Serenata Monumental, carregada de emoção, teve lugar a primeira noite com os Linda Martini e os Calema a encher o recinto. A Praça da Canção abriu portas às 22h00 da passada sexta-feira (19) e começou a decorar-se de capas negras cerca de duas horas depois. Os amigos (re)encontram-se, trocam sorrisos, abraços e até alguns copos de cerveja, brindando ao primeiro ou ao último ano de Coimbra. Os estudantes espalham-se pelos vários espaços, sendo que uns dirigem-se para o palco para ficarem à frente. Outros vão às tendas ou vão divertir-se na “Roda Gigante”, onde até “O Despertar” deu uma volta, ou no “Canguru”. E outros fazem filas para comprar a pulseira, o copo e o respetivo suporte para nada faltar, enquanto há aqueles se deslocam às máquinas automáticas para carregar as pulseiras (novidade desta edição).

Os concertos nesse dia (19) foram os primeiros e certamente que não foram os últimos para muitos dos estudantes, pois há quem compre o bilhete geral para não perder nenhuma noite. O palco foi ocupado pelos Linda Martini que proporcionaram um espetáculo digno de ser visto e aplaudido. E foi. Este concerto aconteceu momentos depois de o céu, acompanhado do rio Mondego, se pintar de cores com o fogo de artifício aquando do soar das 12 badaladas. O espetáculo dos Calema também ficará na memória de quem os ouviu. Músicas bem conhecidas foram entoadas pelo público, incluindo o recente tema “Maria Joana” que contou com a participação especial de Nuno Ribeiro.  Foi nessa noite que “O Despertar” encontrou Joana Marques e Rodrigo Roxo, ambos de Coimbra, que ingressaram no primeiro ano de Gestão de Empresas e Fisioterapia, respetivamente. “O evento está bem organizado. Concordamos com este sistema das pulseiras e do facto de podermos nós carregá-las nas máquinas, torna-se mais fácil”, partilharam os estudantes que embora tenham adquirido o bilhete pontual, tencionam voltar mais umas noites, pois “a Queima das Fitas é tradição”.

Há quem já saiba que vai todos os dias, mesmo que lhe doam os pés. É o caso de Maria Antónia e Rui Leal, ambos do primeiro ano, que compraram entrada geral, uma vez que, afirmam, “é o nosso primeiro ano, por isso, é para comemorar em grande”.

 

Dia da cidade brindado com Anaquim e Quatro e Meia

 Se a primeira noite se resume a festa e euforia, a segunda não ficou nada atrás. Sábado (20) foi dia de comemorar Coimbra. Os Anaquim regressaram ao queimódromo e fizeram do recinto um lugar de festa. O público cantou os temas da banda, que afirmou “ser um privilégio” estar ali.

Após este concerto, o espetáculo fez-se com os Quatro e Meia e com o público a gritar pela banda de Coimbra. “Voltámos à casa de partida, onde nos conhecemos e onde começou esta história que temos vivido. Obrigada, Coimbra, por esta noite com tanta alma”, partilharam em palco ao deixarem um conselho a todos os que passam pela cidade: “aproveitem muito esta academia. É um tempo que passa muito depressa”.

E, de facto, ficou mesmo na alma dos que assistiram. “Incrível”, dizia Nádia Lopes, estudante do primeiro ano de Dietética e Nutrição e de Saúde Ambiental. Naquela mais de uma hora foram tocadas diversas baladas conhecidas, como “Olá, Solidão”, que levaram o público, que sabiam as letras “de cor e salteado”, às lágrimas.

Nos dias 21 e 22, os concertos foram a cargo de Bispo e T-Rex (domingo) e de X-Tense e Slow J (segunda-feira) que fizeram dos seus espetáculos momentos que ficarão na memória dos que marcaram presença, que, diga-se de passagem, foram também milhares.

O quinto dia contou com a voz assídua de Quim Barreiros. Aclamado por todos que estiveram ali para assistir ao seu concerto, o cantor subiu mais um ano ao palco principal. Era nítido o contentamento dos estudantes, tornando o momento memorável. Quim Barreiros é sempre esperado por muitos e nunca deixa de participar neste evento que tanto significado tem para ele e para aqueles que não perdem a sua atuação. O recinto viu-se em grande festa com diversas mãos no ar, grupos a dançar, cantar e a aproveitar ao máximo o momento. Essa noite contou ainda com a presença de Miguel Bravo e de As Senhoritas, que agitaram também a noite.

Quarta-feira (26) foi a noite que deu palco às vozes de Gustavo Mioto e Ana Castela, que atraiu uma multidão à Praça da Canção, espalhando animação e entusiasmo com os concertos.

Aquando do dia de fecho (25 de maio) desta edição do “Despertar” ia realizar-se o tão esperado concerto de Ivete Sangalo, que deve ter movido milhares para cantar com a artista numa noite que ao que tudo indica terá sido memorável.

Hoje (26), a penúltima de mais uma edição, vai ser abrilhantada pelas atuações de Mizzy Miles e Kevinho. Esperemos que seja também este um espetáculo que levará à loucura o público, que anseia por este concerto para cantar com o artista os temas mais conhecidos e até dançar um “funk”.

Uma semana de emoções, da alegria à saudade, tal não fosse a frase que os estudantes e todos os que passaram pelo queimódromo levam consigo: “Sonho meu de eternidade, brilham-te os olhos ao rever esta cidade”.

“Levo tudo desta cidade. Coimbra tem as tradições mais bonitas do nosso país. Vivemos aqui estes três anos e sentimos Coimbra nos nossos corações e conseguimos entender as tradições e tudo aquilo que a cidade nos dá. É lindíssimo”, foram as palavras da finalista de Marketing e Negócios Internacionais, Filipa Moura, de Braga que termina este ano a sua jornada académica por Coimbra.

 

 Um cortejo memorável

Os milhares de estudantes universitários de Coimbra viveram na terça-feira (23) um dos dias mais esperados do ano: o Cortejo da Queima das Fitas, que espalhou cor e alegria pela cidade.  Abraços, beijos, lágrimas, alegria e outras tantas emoções marcaram esta tarde, que reuniu 85 carros alegóricos, entre a Universidade e Instituto Politécnico. Pelo desfile, muitos dos finalistas pediam aos amigos e familiares para baterem na cartola, como manda a tradição. Muitas foram as fotos tiradas no decorrer do cortejo. Também não faltaram algumas brincadeiras, como a molha da cerveja. As ruas foram invadidas com os hinos de curso e os carros alegóricos levaram a crítica social aos olhos de quem estava a assistir, principalmente sátiras sobre o Governo e António Costa.

Este ano, o Cortejo realizou-se à terça-feira, a título excecional, devido aos quatro concertos dos Coldplay para evitar mais constrangimentos na cidade. Em 2024, deverá regressar ao domingo.

 

Dia do Antigo Estudante será para recordar 

O Dia do Antigo Estudante, “dia extra” da Queima das Fitas, vai ter lugar amanhã (27), com um programa diurno e noturno. Este evento tem como objetivo reunir toda a comunidade num dia repleto de atividades para pequenos e graúdos. Além da vertente festiva e cultural, apresenta também uma ligação a uma causa solidária, uma vez que os lucros deste dia serão encaminhados para o fundo António Luís Gomes, em parceria com a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de Coimbra, que culminará na atribuição de bolsas de estudo a estudantes universitários. As atividades terão início pela manhã, em que serão promovidas visitas a museus, recordando a história desta tão antiga cidade e relembrando a sua rica pasta cultural. Pela hora de almoço irá decorrer um almoço na Praça da Canção, seguido das atuações dos grupos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra e dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Durante a noite haverá animação dos Deixem o Pimba em Paz, com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, e os Xutos & Pontapés.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM