Todas as atividades da Queima das Fitas de Coimbra foram canceladas devido à pandemia da Covid-19. O presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Daniel Azenha, explicou, no início da semana, que “as atividades tradicionais, como a Queima do Grelo (feita pelos estudantes que estão a terminar o seu percurso académico), o baile de gala e o sarau académico, foram canceladas”, uma vez que, com a situação de calamidade decretada pelo Governo para fazer face à pandemia, “não havia condições para realizar as atividades em segurança”.
Daniel Azenha lamenta que os eventos tenham que ser cancelados mas frisa que a “saúde pública está em primeiro lugar”, apesar de reconhecer que “a Queima das Fitas é uma atividade que dá espaço financeiro para que a Associação continue a trabalhar no resto do ano”. “Não há festa académica que esteja acima da saúde dos nossos colegas”, sublinhou.
As atividades da Queima das Fitas, cuja data não estava ainda definida, deveriam ocorrer no final deste mês e início de novembro.
“Em relação à Queima das Fitas, prevista para maio, não foi tomada nenhuma decisão, mas estamos a contar com a sua realização, desde que estejam reunidas as condições de saúde e segurança públicas”, referiu Daniel Azenha.
Numa publicação no domingo na rede social Facebook, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas refere que, “apesar de todos os esforços” em “realizar e assinalar” esta festa neste mês, “infelizmente não se reúnem as condições de saúde pública necessárias”.
“Nesse sentido, é com muito pesar, mas, acima de tudo, com sentido de responsabilidade e consciência social, que comunicamos a toda a comunidade académica que a Queima das Fitas de Coimbra 2020 está oficialmente cancelada”, lê-se na publicação.
A Comissão Organizadora explicou, ainda, que os estudantes que já adquiriram o seu bilhete na venda promocional podem reaver o valor na Secretaria da Queima das Fitas até ao final do dia de hoje, das 14h00 às 20:00, ou conservá-lo para a próxima edição.