23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Projeto vitivinícola da Fundação ADFP premiado

29 de Novembro 2019

O projeto vitivinícola da Fundação ADFP foi novamente premiado na sexta edição da Gala do Concurso de Vinhos Crédito Agrícola, evento que que decorreu no sábado, em Peso da Régua. O vinho tinto Rabarrabos Reserva 2017 arrecadou uma medalha de prata numa competição que contou com a participação de mais de 260 vinhos de todas as regiões vitivinícolas portuguesas.

Recorde-se que esta é a terceira medalha já arrecadada pelo vinho Rabarrabos, que foi também reconhecido com ouro no Concurso de Vinhos Extremes, em Itália, e no Concurso de Vinhos Terras de Sicó.

O vinho Rabarrabos é um IG Beira Atlântico sub-região Terras de Sicó, nascido na vinha de Rabarrabos, no lugar de São Sebastião, em Penela. O projeto vitivinícola é, como explica a Fundação ADFP, “inclusivo, trabalhando com amor e com pessoas em situação vulnerável, com deficiência ou excluídos”, vivendo “das emoções que brotam de equipas multidisciplinares que se entreajudam para um objetivo comum e humanista”. Em termos técnicos, a vindima e vinificação esteve a cargo do engenheiro Daniel Fernandes, contou com a coordenação do consultor enológico Antero Silvano e, posteriormente, até à sua apresentação, foi trabalhado pelo atual enólogo residente da Fundação, Gonçalo Moura da Costa.

A Fundação ADFP investe no setor agropecuário como forma de criação de emprego e potenciar o tecido social económico do território onde está inserida. Pioneira em diversas áreas de atividade, apostou também no setor vitivinícola e, nesta área, é de destacar ainda o lançamento do primeiro espumante certificado IG Beira Atlântico sub-região Terras de Sicó, com o nome “Aldeias do Xisto”. Este espumante vai ser lançado hoje, durante a gala solidária “O melhor de nós”, que decorre, a partir das 19h30, no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova. Promovido com o apoio dos municípios de Ansião, Alvaiázere, Condeixa, Miranda do Corvo, Penela e Pombal, este jantar/gala pretende ser “um tributo às gentes e aos produtos endógenos do território de Sicó”. Para além da promoção da gastronomia e dos produtos da região, esta iniciativa tem um cariz solidário, já que visa angariar fundos para refeições para os sem abrigo da cidade de Coimbra e cadeiras de rodas para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e que estão a ser apoiadas pela Fundação ADFP.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM