27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Projeto para mitigar catástrofes vence Orçamento Participativo em Ansião

2 de Julho 2021

“Mitigação de Catástrofes V2” foi o projeto vencedor da edição de 2021 do Orçamento Participativo (OP) do Município de Ansião, com 222 votos. Apresentada por Luís Rosa, esta proposta visa melhorar a prestação de socorro a pessoas, animais e bens, dotando o Serviço Municipal de Proteção Civil de equipamentos para atuação em cenários de catástrofe, como seca extrema, inundações, grandes incêndios, resgate em grutas, fossas e silos industriais, situações de vítimas soterradas ou desaparecidas ou incidentes com matérias perigosas.

Com um custo de implementação estimado em cerca de 35 mil euros, o projeto prevê a aquisição de bombas flutuantes de grande capacidade; carregador de garrafas de ar comprimido; detetores de atmosferas perigosas; extrator de gases; câmara de infravermelhos; martelo elétrico; escadas telescópicas; rádios portáteis de banda VHF; fatos de neopreno; e cabos de regaste.

A votação apresentaram-se mais cinco projetos, designadamente, “Pumptrack Avelar”, com 124 votos, que consistia numa pista radical modular na Freguesia de Avelar; “Espaço Desportos Natureza Ansião”, com 40 votos, promotor da prática desportiva na Serra da Portela; “Centrocycling Ansião”, com 34 votos, com o intuito de fomentar a utilização da bicicleta no âmbito do ciclismo de recreio e do turismo ativo; “Lazer. Natureza. Aventura”, com 25 votos, que pretendia melhorar o centro de atividades temático da Mata Municipal de Ansião; e “Comunidade Informada, Comunidade Segura!”, com nove votos, que visava assegurar um meio de comunicação entre a Proteção Civil Municipal e a sociedade civil em contexto de catástrofe ou grave ocorrência.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM