O projeto “Mentes Brilhantes”, desenvolvido pela Fundação ADFP em parceria com o Agrupamento de Escolas, Associação de Pais, Câmara de Miranda do Corvo e Caixa de Crédito Agrícola, premiou 10 alunos que se distinguiram no ano letivo de 2019/2020.
A Fundação ADFP lembra que o projeto “enfrentou várias dificuldades” no último ano letivo, com a pandemia a levar o Governo a encerrar as escolas. Condicionou também agora a entrega dos prémios, cerimónia que era sempre aguardada com “muito entusiasmo” mas que este ano foi cancelada, uma vez que era desaconselhável a reunião dos alunos, famílias e parceiros do projeto. Os prémios foram então enviados pelo correio aos 10 melhores alunos do “Quadro Brilhante” na quadra natalícia, uma “época especial” para as famílias.
A Fundação ADFP considera que este prémio “poderá fazer a diferença nestas crianças”. Trata-se de um prémio monetário, no valor de 250 euros, que tem em conta as notas dos alunos mas também o contexto familiar e social.
O projeto “Mentes Brilhantes” é um projeto inovador, que sem substituir o papel da escola pública, visa potenciar os talentos dos alunos. A Fundação tem desenvolvido este projeto procurando detetar crianças sobredotadas, para combater o abandono escolar e promover o sucesso educativo no concelho de Miranda do Corvo.
O “Mentes Brilhantes” tem sido uma experiência desenvolvida no pré-escolar e no primeiro ciclo, nas escolas de Miranda do Corvo, com o apoio da autarquia e comunidade escolar. Num futuro, a Fundação gostaria de o alargar a outros níveis de ensino e concelhos limítrofes.