8 de Março de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

“Programa Oportunidades” apoia alunos, famílias e escolas

19 de Fevereiro 2021

Os condicionalismos impostos pela pandemia têm obrigado as entidades do setor social a adaptarem-se para irem ao encontro das necessidades das pessoas. É isso que tem feito também o CLDS-4G Coimbra, Concelho Solidário e Saudável, projeto coordenado e executado pela Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, que, depois do programa “Convide-nos a ajudar”, retomou também agora o “Programa Oportunidades”, destinado a apoiar os alunos neste regresso do ensino à distância.

Para responder a estes tempos de incerteza, o CLDS mobiliza-se para “apoiar quem não pode sair de casa e precisa de ajuda e/ou não dispõe de recursos e acesso às novas tecnologias necessárias para prosseguir o percurso escolar com sucesso, garantindo-se, desta forma, a equidade, o acompanhamento, a segurança e o apoio aos agregados familiares mais vulneráveis”.

O “Programa Oportunidades” foi criado para colmatar as dificuldades de acesso de alguns alunos a uma nova forma de ensino, em que a tecnologia assumiu um papel essencial. Apoia não só os alunos mas também as famílias, as escolas e os agrupamentos de escolas, ao disponibilizar-se para imprimir, entregar e recolher materiais pedagógicos no domicílio dos alunos, desde que sinalizados pelas Escolas ou Agrupamentos.

Este apoio funcionou já no ano letivo anterior, quando o encerramento das escolas levou ao ensino em casa, tendo a equipa realizado nessa altura quase 300 entregas de materiais pedagógicos.

“O Programa Oportunidades permite-nos também a proximidade com diversas famílias que voltam a estar confinadas, facilitando assim, o acompanhamento e a perceção de outras necessidades, inerentes ao período que atravessamos”, realça o CLDS, que trabalha em colaboração com a Câmara de Coimbra com o intuito de “alcançar com maior eficácia as necessidades das famílias”.

As famílias, professores, Escolas e Agrupamentos de Escolas podem contactar a equipa do CLDS-4G, através do telefone 239 160 958 ou e-mail geral.clds.coimbra@gmail.com, de forma a solicitar mais informações acerca do Programa.

Este projeto, assim como os restantes promovidos pelo CLDS abrange as 17 Freguesias e Uniões de Freguesia onde atua, nomeadamente nas Freguesias de Almalaguês, Brasfemes, Ceira, Cernache, Santo António dos Olivais, São João do Campo, São Silvestre, Torres do Mondego e nas UF de Antuzede e Vil de Matos; Assafarge e Antanhol; Eiras e S. Paulo de Frades; Santa Clara e Castelo Viegas; São Martinho de Árvore e Lamarosa; São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades; Souselas e Botão; Taveiro, Ameal e Arzila; e Trouxemil e Torre de Vilela.

Recorde-se que o CLDS-4G Coimbra mantém também ativo o programa “Convide-nos a ajudar. Nós ajudamos e vamos buscar por si”, que está aberto a todas as pessoas que necessitem que lhes entreguem em casa bens essenciais e também medicamentos. De acordo com a coordenadora do projeto, Paula Batista, este programa, que visa combater a solidão e o isolamento, minimizando assim as necessidades essenciais da população, está no terreno desde março mas regista agora uma procura muito mais significativa, com mais de meia dúzia de pessoas a pedir diariamente ajuda.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM