11 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Presidente da República ouviu preocupações dos empresários do setor do turismo

19 de Novembro 2020

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu, na sexta feira, no Grande Hotel do Luso, com empresários e agentes do setor do turismo da zona Centro, para ouvir as suas preocupações perante a situação grave que esta atividade atravessa.

“Nesta região Centro houve uma recuperação pequena, mas apesar de tudo sensível, durante o verão, porque houve muito turismo nacional. Mas essa recuperação não compensou os meses anteriores e não está a compensar o que aconteceu no último mês e meio. É uma situação grave para a hotelaria e para a restauração. O alastramento no número de municípios com casos de maior risco repercute-se no turismo, na restauração, com quebra de receitas”, reconheceu Marcelo Rebelo de Sousa neste encontro promovido pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) e pela Confederação do Turismo de Portugal.

O Presidente da República assegurou que, depois de ouvir os empresários, será o seu “porta-voz junto do Governo e de outras autoridades daquilo que pode ser feito em termos de apoios e aquilo que pode ser pensado em termos de moratórias”.

Antes de entrar para o encontro, o presidente do TCP, Pedro Machado, realçou que “o Presidente da República tem sido um participante ativo nos problemas que afetam o Centro de Portugal”. “Perante esta pandemia, queremos transmitir-lhe três grandes preocupações. A primeira é que Portugal, para ser um país mais equilibrado e mais justo, deve ser visto como um todo. No verão, regiões como o Centro de Portugal souberam readaptar-se a este tempo de pandemia e conseguiram resultados positivos, que permitem um novo olhar sobre os territórios do interior e da baixa densidade”, frisou.

“Em segundo lugar”, continuou, “queremos transmitir que neste tempo de emergência muitas empresas não conseguiram pagar salários em outubro e receiam não poder manter-se nos próximos meses. Para os restaurantes, por exemplo, os novos horários são dramáticos. Finalmente, queremos partilhar palavras de esperança, salientando que no TCP estamos a procurar reinventarmo-nos e a estruturar novos produtos turísticos, com os nossos empresários. Produtos em que o impacto é menor, nomeadamente o turismo médico, o turismo ativo e o turismo da natureza. São estas posições que querermos partilhar com o Presidente da República e, naturalmente, esperar que, como tem sido sempre o seu apanágio, continue a ser uma voz nacional na defesa de todos”, sublinhou Pedro Machado.

João Dinis, administrador do Grande Hotel de Luso, mostrou-se apreensivo com o aumento dos encerramentos na restauração, hotelaria e turismo em geral, preocupação que transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa, alertando também para a necessidade de “apoios para manter os postos de trabalho”, uma vez que “muitas unidades estão com enormes dificuldades”.

“Chegou o tempo” premiado na Grécia

O filme promocional do Centro de Portugal, “Chegou o tempo”, foi premiado com o Silver Award (equivalente a um segundo lugar) no 11.º Festival Internacional de Filmes de Turismo de Amorgos, na Grécia, tendo sido distinguido na categoria Tourism Destinations – Regions (Destinos Turísticos – Regiões).

“Chegou o Tempo” inseriu-se numa campanha lançada pelo Turismo Centro de Portugal (TCP) em maio, que teve como objetivo mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino mais indicado para ultrapassar os dias difíceis do confinamento a que estiveram sujeitos: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM