16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Prémio Vasco Berardo quer incentivar jovens artistas

13 de Março 2020

A Associação Vasco Berardo, em parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), lançou, no sábado, no Centro Cultural Penedo da Saudade, o Prémio Vasco Berardo, um concurso que homenageia o artista e que visa incentivar os jovens a dedicarem-se à arte.

Este concurso de belas artes integra-se no projeto “Das Mãos de Vasco Berardo” e, nesta primeira edição, vai dedicar-se à banda desenhada e a jovens talentos entre os 13 e os 25 anos, procurando que os jovens se inspirem no trabalho do artista conimbricense e criem as suas próprias obras. Para Buga Lopes, da Associação, este concurso pretende “dar espaço a artistas emergentes e incentivar a criação artística”.

Cristina Faria, do Centro Cultural Penedo da Saudade do IPC, destacou também a importância que o concurso tem, ao “chamar os jovens para as artes e para a cultura”. Afirmou que “é um gosto o Politécnico associar-se a este tipo de eventos, que incentivam a juventude a praticar as artes, a levar os jovens para a cultura”, considerando, ainda, que estas iniciativas, “são essenciais para o desenvolvimento da criatividade”.

A decorrer até 29 de maio, o concurso está dividido em três escalões – um para jovens dos 13 e 14 anos, outro para jovens dos 15 aos 17 e outro para jovens dos 18 aos 25 anos. Haverá prémios para cada um destes escalões, respetivamente um kit de materiais de pintura e desenho, uma formação até 60 horas na área das Artes Visuais no Politécnico de Coimbra e um valor pecuniário de 250 euros. A organização convidou todas as escolas do concelho de Coimbra a participar.

Os vencedores serão conhecidos em setembro e os respetivos trabalhos, assim como outros que mais se destaquem, vão ser expostos numa das salas do Centro Cultural Penedo da Saudade.

O regulamento do concurso pode ser requisitado online, quer na página da Associação Vasco Berardo, quer na do IPC. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Inatel e Papelaria Marciano.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM