18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Prémio de Fotografia Varela Pècurto com candidaturas até 25 de janeiro

16 de Dezembro 2022

O Município de Coimbra abriu ontem (15) as candidaturas, que decorrem até 25 de janeiro, à primeira edição do Prémio Varela Pècurto, um concurso de fotografia com o mote “Coimbra em Perspetiva” em homenagem ao fotografo profissional.

O prémio, de acordo com o regulamento, vai ser bienal, e podem participar todos os profissionais e amadores de fotografia, com idade superior a 18 anos, portugueses e estrangeiros residentes em Portugal, sendo a participação individual e gratuita.

Cada participante pode apresentar até um máximo de cinco fotografias, a preto e branco ou a cores, entregues em formato digital (ficheiro TIFF sem compressão, dimensões de saída 30×40 cm a 300 DPI), em que cada foto “deve ser inédita, não ter sido submetida a outro concurso de fotografia e enquadrar-se no tema e objetivos do concurso”.

“Os participantes devem assegurar que as imagens não contêm pessoas reconhecíveis, lugares privados, obras de arte, logótipos ou nomes de marcas, a menos que seja possível garantir que foram concedidas as autorizações necessárias para a utilização e publicação das fotografias no âmbito do concurso”, refere o documento.

Os prémios a atribuir em cada edição preveem um valor de três mil euros ao autor da fotografia vencedora do primeiro prémio. Ao segundo premiado será atribuído dois mil euros, ao terceiro mil e ao autor da fotografia distinguida com a menção honrosa um certificado de participação.

O júri do concurso vai ser constituído pelo presidente da Câmara de Coimbra, com voto de qualidade em caso de empate, dois profissionais com conhecimentos na área da fotografia, um da autarquia e outro externo, e um representante do Centro de Artes Visuais. Em caso de dúvida, o júri poderá solicitar aos vencedores que disponibilizem as imagens originais.

O prémio, além de “constituir uma homenagem da autarquia a Varela Pècurto”, pretende, entre outros objetivos, “promover o património natural, arquitetónico e cultural de Coimbra e sensibilizar os cidadãos para a sua observação e valorização”.

“Coimbra é guardiã de um notável espólio de imagens de alguns dos mais importantes e reconhecidos fotógrafos, entre outros, de Varela Pècurto, Fernando Marques, David de Almeida Carvalho e de António Pinto”, destaca o Município.

Esse acervo fotográfico, “de reconhecido valor estético, artístico e documental”, permite, salienta a autarquia, “descobrir e construir a narrativa do que foi, e é, o território e as suas gentes e promover o encontro ou o reencontro com o património material e imaterial que existiu e o que ainda persiste”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM