13 de Julho de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praxis Beer Fest transforma Coimbra no centro da cultura cervejeira nacional

13 de Junho 2025

Começa hoje (13), e decorre até domingo (15), a primeira edição do Praxis Beer Fest, em Coimbra, um evento que promete unir tradição, música, gastronomia e cultura cervejeira num ambiente vibrante e cheio de história.

A decorrer no Campo de Santa Cruz e no Jardim da Sereia, o festival assinala os 100 anos das icónicas cervejas Topázio (cerveja pilsener) e Onyx (cerveja preta), relançadas pela Praxis após décadas de ausência. Para Pedro Batista, diretor executivo da marca, este é “um evento da cidade para a cidade”, pensado para celebrar a identidade coimbrã em dois espaços emblemáticos.

Música ao mais alto nível

Um dos grandes atrativos do festival é o seu cartaz musical de peso. O certame arranca hoje com os históricos GNR e os irreverentes Capitão Fausto. Amanhã (14), a programação ganha um cariz especial com Miguel Araújo, que partilha o palco com João Só e Os Quatro e Meia, e atua ainda Cláudia Pascoal. Já no domingo (15), o encerramento fica a cargo da banda Anaquim, acompanhados de Leonor Quinteiro e Guilherme Batista.

Cerveja artesanal em destaque

A grande protagonista do evento será, naturalmente, a cerveja.

Estarão disponíveis mais de 40 variedades de cerveja artesanal, de mais de uma dezena de cervejeiras nacionais e internacionais. Marcas como Epicura, Musa, Gulden Draak e Budvar (diretamente da República Checa) marcam presença, num verdadeiro desfile de sabores. Haverá também rótulos comemorativos dedicados aos 100 anos das cervejas Topázio e Onyx, homenageando o legado cervejeiro da cidade.

Contudo, o Praxis Beer Fest não se limita à música e à bebida. A gastronomia será outro dos grandes pilares do festival, com o espaço “Time for Grill”, food trucks e restaurantes regionais. Entre as propostas estão os hambúrgueres da Tenesse, pizzas das Ratolas, queijos e enchidos da Serra de Sabores e opções vegetarianas da Legumes e Outros Vícios.

Cultura, tradição e solidariedade

Além do entretenimento, o festival assume-se como um espaço de valorização cultural. A programação inclui showcookings, debates, masterclasses, a exibição do documentário “Coimbra, o Lugar da Cerveja” e o podcast ao vivo “Quem Bebe Por Gosto”. Segundo Pedro Batista“o festival é mais do que música e cerveja, é uma celebração da identidade da cidade”.

Há também uma componente solidária: 20% dos lucros serão destinados à criação de uma Bolsa de Apoio a Jovens Artistas de Coimbra, em parceria com a Associação Asas à Imaginação, com o objetivo de apoiar projetos musicais e artísticos emergentes.

Horários e bilhetes

O recinto abre às 16h00 hoje e amanhã, com atividades ao longo da tarde e início dos concertos às 19h30. No domingo, o chamado Dia da Família, o festival começa às 12h00, com convites à partilha de almoço em família, seguido de concertos a partir das 16h30.

Os bilhetes custam 25 euros nos dias 13 e 14, 10 euros no dia 15, e o passe geral tem o valor de 50 euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM