13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praia Fluvial do Rebolim vai ter espaços de restauração e bebidas no verão

16 de Abril 2021

A praia fluvial do Rebolim vai apresentar-se ainda mais atrativa este verão. Candidata, pela primeira vez, a água balnear e à Bandeira Azul, esta praia vai contar também com três locais de restauração e bebidas, que estarão em funcionamento de 15 de maio a meados de outubro.

Estes novos espaços, de carácter não sedentário, irão disponibilizar refeições rápidas, bebidas frescas, gelados e doces, entre outro produtos. A Câmara de Coimbra continua, assim, a investir neste espaço que, devido às suas qualidades ambientais e paisagísticas e às intervenções de beneficiação realizadas, tem vindo a ganhar protagonismo junto da população de Coimbra nos últimos dois anos, nomeadamente para atividades de convívio e lazer.

Com estes novos espaços de restauração e bebidas, a autarquia pretende oferecer esta resposta abrangente à população que elege o Rebolim como “local para aproveitarem os dias de sol”, mas quer ainda “apoiar os empresários desta área de negócio, que também têm sido afetados pelas condicionantes impostas pela pandemia da covid-19”.

O período de candidaturas para a exploração dos lugares de restauração e bebidas decorre até à próxima quinta feira, 22 de abril. O respetivo formulário está disponível em https://www.cm-coimbra/areas/e-balcao/formularios-e-modelos-2/atividades-economicas, bem como informação sobre os restantes documentos necessários e procedimentos a seguir.

Os candidatos comprometem-se a disponibilizar o serviço todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 20h00.

Terminado o período de inscrição, a Câmara Municipal vai analisar a conformidade das candidaturas e depois realizará um sorteio para a atribuição do espaço de venda. As candidaturas admitidas serão, assim, divididas em dois grupos, A e B. No grupo A, que tem apenas um lugar, serão sorteados cinco candidatos, sendo que o primeiro sorteado ocupará o espaço no primeiro mês e assim consecutivamente. No grupo B, para o qual existem dois lugares disponíveis, serão sorteados dez candidatos, que igualmente ocuparão o espaço por um período de um mês.

Recorde-se que a praia fluvial do Rebolim candidatou-se este ano, pela primeira vez, a água balnear, um processo que se encontra em apreciação pela Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Centro, e também ao galardão de Bandeira Azul 2021.

Atualmente, o espaço está dotado de um conjunto de infraestruturas, como um parque de estacionamento (269 lugares, com oito para cidadãos portadores de deficiência), sinalética direcional e informativa, sanitários (incluindo para cidadãos portadores de deficiência), parque de merendas e estrutura de apoio à praia e aos nadadores-salvadores. A área dispõe, ainda, de todos os materiais e equipamentos de vigilância e prestação de salvamento, socorro a náufragos e assistência a banhistas. Quanto à qualidade da água, encontra-se em conformidade para o uso balnear.

De referir ainda que a autarquia iniciou agora a plantação de mais de quatro centenas de novas árvores entre a praia fluvial do Rebolim e a ponte da Portela, na margem direita do rio Mondego. A plantação linear e alternada de freixos, amieiros, salgueiros, sobreiros, entre outras, surge na sequência da intervenção de limpeza de resíduos e de eliminação de espécies infestantes que o Município tem levado a cabo para melhorar o meio ambiente e devolver esta margem do rio à população, que pode usufruir da natureza deste espaço em passeios a pé ou de bicicleta e na permanência nesta nova praia fluvial.

Esta operação está integrada na estratégia da Câmara de “virar a cidade para o Mondego”, num investimento global que, nos últimos anos, já ascende previsivelmente a 30 milhões de euros.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM