6 de Abril de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praia Fluvial do Botão: um paraíso subaproveitado

28 de Fevereiro 2020

A Praia Fluvial do Botão é um dos belos recantos da União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão. Por entre muito verde e acessos em terra batida esconde-se a Praia Fluvial do Botão. Um paraíso recôndito, desconhecido de muitos mas muito apreciado por quem dele já usufruiu, mas que agora, lamentavelmente, conduz ao engano quem vai, efetivamente, à procura de um refrescante banho. Quem se habituou a fazer aquele percurso, em busca das águas quentes e daquele espaço calmo e convidativo, tem-se deparado, nos últimos anos, com um leito seco em plena época estival, em que sabe tão bem ir a banho.

Os anos secos dos últimos verões, a par com os estragos provocados no pavimento de cimento pelas cheias de 2016 que levam a grandes perdas de água, têm tornado impraticável o usufruto daquela praia. Para o presidente Rui Soares aquela é “a joia da coroa”, que tem muitas potencialidades. “Se tivéssemos o apoio da Câmara de Coimbra, poderíamos criar ali condições para que aquele espaço pudesse funcionar todo o ano. O nosso desejo era ter ali um restaurante, um pequeno parque de campismo e algumas infraestruturas de apoio porque aquele é um sítio muito agradável mesmo no inverno. No verão, a questão da falta de água podia ser resolvida com a construção de uma piscina artificial”, realça.

Mesmo sem água nos últimos verões, a praia tem recebido muitos visitantes, como escuteiros, famílias e grupos de amigos que aí fazem piqueniques ou outros eventos.

“Aquela é uma área espetacular, onde temos que fazer uma intervenção de fundo”, sublinha, acrescentando que a intenção do executivo passa também por criar ali caminhos pedonais e outras atrações que potenciem o turismo e a fruição deste espaço”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM