27 de Fevereiro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praia do Rebolim afirma-se como espaço de lazer

26 de Junho 2020

A Praia do Rebolim, perto da Quinta da Portela, espaço onde a Câmara de Coimbra tem vindo a fazer um forte investimento, está a transformar-se num palco de eleição dos conimbricenses.

Para além de convidar a banhos nestes dias quentes do verão, este é também um espaço muito aprazível para relaxar, passear ou praticar desporto, como caminhadas, corridas ou mesmo andar de bicicleta.

A Câmara tem vindo a requalificar, desde o ano passado, o acesso ao Rio Mondego no Rebolim, e tem procedido à limpeza de vegetação, de lixeiras e de muitos outros detritos sobrantes da antiga extração de areias, mas também pneus abandonados.

Foram criadas também infraestruturas elétricas, de telecomunicações e rede de abastecimento de água e uma zona ordenada para estacionamento. Este investimento só foi possível depois de, em julho do ano passado, a autarquia ter adquirido um terreno com cerca de 15 mil metros quadrados de área, contíguo à zona que está a ser reabilitada, num investimento de cerca de 80 mil euros.

Depois das cheias do final de 2019, o local teve de ser alvo de novos melhoramentos, como a requalificação da zona de estacionamento ordenado, a instalação de novos sanitários e de iluminação pública. Das 10h00 às 19h00 a Praia do Rebolim tem agora vigilância por nadador-salvador devidamente credenciado.

De referir ainda que a ligar o Rebolim vai existir também um novo troço ciclável, interligando no futuro à ciclovia de Coimbra, que está a alterar a paisagem urbana da cidade. Este projeto está a criar mais de 15 quilómetros de ciclovia, um investimento global superior a 2,2 milhões de euros, num troço que irá ligar Coimbra-B à Portela. Esta ação está incluída no Plano de Acção e Mobilidade Sustentável (PAMUS) do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e a sua candidatura ao Centro 2020 foi aprovada com financiamento de 85 por cento.

Para dar maior visibilidade a esta praia, a Câmara promoveu aí, no sábado, um momento musical em modo “drive-in”, uma espécie de “aperitivo” das festas da cidade, que abriu com a atuação da dupla de DJs Fabior e Filipe Sanches e continuou com o concerto de José Cid.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM