A Mostra Gastronómica da Região da Gândara, organizada pela Câmara Municipal (CM) de Mira, está de regresso ao Largo da Barrinha, na Praia de Mira, até domingo, totalmente direcionadas à gastronomia gandaresa.
“Este certame ocorre há 23 anos, esteve parado durante estes dois anos de pandemia, e tem o propósito de ser o veículo transmissor do que é a nossa Carta Gastronómica que engloba pratos de peixe, de carne e os doces tradicionais como o arroz-doce, o leite creme, as papas de abobora, entre outras”, explica o vereador CM de Mira Bruno Alcaíde.
Vai poder degustar estas iguarias nos seis restaurantes que estarão presentes nesta edição, que são: o Pátio Tabuinhas, o Tapisco By Beto, Cuco,o North Star, o Apollo Caffé e o Ninho do Pescador, para além da Confraria Nabos e Companhia.
A autarquia dá o mote para o fim da época balnear com este evento gratuito e que pretende “além de promover a gastronomia terminar a época balnear em beleza. Continuando a incentivar a que as pessoas continuem a visitar a Praia de Mira”, frisou.
A iniciativa inclui, também, um setor de artesanato, bem como um programa de animação variado ao longo dos quatro dias. A Oficina de Saberes e Sabores vai apresentar vários “showcookings” nos quais os visitantes podem participar e aprender a confecionar vários pratos típicos locais, como por exemplo Sardinha na Telha ou Enguias Suadas.
“A expectativa é alta, contamos ter um bom nível de visitas, tendo em conta o cartaz atrativo que temos. Queremos destacar a novidade deste ano que são os Sons na Barca, que é uma iniciativa que vais ser realizada na embarcação típica da nossa região. Os músicos vão tocar dentro da barca e realizar a sua performance em cima da água”, confidencia Bruno Alcaíde e acrescenta “que modificaram a arquitetura, deixando a mostra mais direcionada para o mar, para que seja possível ver o que a Barrinha pode proporcionar aos visitantes”.
O Certame iniciou ontem e está em funcionamento até domingo. O vereador “convida toda a população a visitar a mostra e conhecer as delícias que os gandareses têm para oferecer”.
Programa (caixa)
Dia 15 setembro
18h30 – Sarr´a Velha
21h00 – Estudantina
Dia 16 setembro
15h30 – Oficina saberes e sabores – Pitáu de Raia
18h30 – Sons na Barca com Maurício Távora
20h00 – Da Cruz One Man Band
22h30 – João Gentil
Dia 17 setembro
15h30 – Oficina saberes e sabores – Sardinha na Telha
18h30 – Sons na Barca com Tomás Pauzeiro e David Cardoso
20h00 – A Chiclateira
21h00 – Picadinhos da Concertina
23h00 – Fora da Caixa
Dia 18 setembro
15h30 – Oficina saberes e sabores – Enguias Suadas
16h30 – Emcantos
18h30 – Sons na Barca com Nuno Cipriano
20h30 – Grupo Folclórico do Poço da Cruz