13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Praia de Mira promove sabores da Gândara

13 de Setembro 2019

O Largo da Barrinha, na Praia de Mira, recebe a 22.ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara. Promovido pela Câmara Municipal de Mira, o evento foi inaugurado ontem (12 de setembro) e prolonga-se até domingo, convidando os visitantes a saborearem algumas das especialidades mais tradicionais desta região.

Para o Município, esta é uma “oportunidade de redescobrir os bons sabores, aromas e paladares dos produtos locais da terra, mar e ria, associados aos antigos saberes das cozinhas simples dos agricultores e pescadores da região da Gândara”.

Sardinha na telha, caldeirada de peixe, massada de peixe, arroz de polvo, polvo ou bacalhau à lagareiro, leitão, favas, arroz de cabidela e sarrabulho são apenas alguns dos muitos pratos que estão disponíveis neste evento. Nos petiscos a diversidade é também muita, como a amêijoa, a petinga, os carapauzinhos fritos, as enguias, a orelha de porco, as pataniscas de bacalhau e os ossinhos de coentrada. No final, as sobremesas são também variadas e tradicionais, sendo difícil escolher entre o arroz doce, o leite creme, as filhós de abóbora ou de cenoura, o doce de abóbora, o pudim caseiro e a aletria.

A par com a gastronomia, os visitantes vão encontrar ainda no Largo da Barrinha o artesanato e um programa de animação variado e também oficinas “Saberes e Sabores”. Hoje, às 16h30, realiza-se uma oficina dedicada à caldeirada à moda do pescador, por João Lila. À noite, há animação musical com baluarte (21h00) e Amadeu Mota (22h30).

Amanhã, às 16h00, há nova oficina, desta vez dedicada às batatas assadas na areia, pelos homens do mar da praia de Mira, seguindo-se a apresentação de “Chupas da Rola”, pela Secção de Folclore da Associação Cultural e Recreativa de Seixo. À noite as propostas são “Sarra a Velha” (20h30) e João Gentil (22h30).

No domingo, às 16h00, a oficina é dedicada à sardinha na telha e baixada, pela Confraria Nabos e Companhia. A tarde segue com “Encantos”, às 17h00, e à noite, a partir das 21h00, há fado com Carolina Pessoa.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM