O Mercado Municipal D. Pedro V conta agora com uma Praça da Restauração, onde os visitantes encontram 12 fornecedores de refeições com uma oferta muito variada. Esta Praça abriu ao público na segunda feira e vem reforçar a oferta deste espaço comercial que tanta história e tradição tem na cidade.
Situada no piso 1, esta Praça da Restauração marca, como realça a Câmara de Coimbra, a entrada “numa nova fase” de atividade do Mercado, esperando que traga maior dinamismo e gere “novas dinâmicas” a este espaço que foi alvo de uma requalificação profunda, que representou um investimento superior a 1,5 milhões de euros, financiado em mais de 900 mil euros pelo Centro 2020.
Os visitantes encontram agora na nova praça um serviço de takeaway, uma cafetaria e doçaria, uma gelataria, um espaço com frutas e sumos, outro com crepes e waffles, o pátio dos cocktails, uma cervejaria, uma taberna de vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco e carnes e hambúrgueres. Conta, ainda, com uma zona de backoffice destinada à lavagem de loiça, vestiários e arrumos.
Esta vasta oferta está agora disponível num horário alargado, uma vez que, com estas novas atrações, o Município decidiu prolongar o horário de funcionamento do Mercado. Assim, os pisos 1 e 2 passam a estar abertos até às 24h00, de segunda a quarta feira, e até às 2h00 de quinta a sábado. Já o piso 0 passa a estar aberto até às 19h00, de segunda feira a sábado. O Mercado passa, ainda, a funcionar nos feriados de 15 de abril (Sexta-feira Santa), 10 de junho (Dia de Portugal), 1 de dezembro (Restauração da Independência) e 8 de dezembro (Imaculada Conceição).
“O objetivo é criar novas dinâmicas que atraiam mais pessoas para este espaço, novos públicos, que ajudem a dar uma nova vida ao Mercado Municipal e a esta zona nobre da cidade, a Baixa de Coimbra. Penso que esta Praça da Restauração vai cumprir com essa função de dinamização do espaço, pela diversidade de oferta que tem, de qualidade, por poder tornar-se num ponto de visita obrigatório, à semelhança do que acontece noutros mercados existentes em cidades portuguesas e europeias”, realça Miguel Fonseca, vereador da Câmara de Coimbra responsável pela área dos Mercados Municipais e Feiras.
O Mercado Municipal conta, também, para além da Praça da Restauração, com um espaço para pequenas feiras temáticas e eventos de animação.
Recorde-se que a empreitada de requalificação e modernização do Mercado Municipal D. Pedro V começou precisamente há um ano, em março de 2020, e representou um investimento superior a 1,5 milhões de euros.