21 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Portugal dos Pequenitos reabre hoje reabilitado

28 de Maio 2021

O Portugal dos Pequenitos reabre hoje ao público, apresentando-se agora renovado, com espaços verdes e várias infraestruturas requalificados, de forma a proporcionar melhores condições aos seus visitantes.

A intervenção ocorrida neste parque-lúdico pedagógico, equipamento da Fundação Bissaya Barreto (FBB), é apenas o “primeiro passo” de “um projeto amplo de requalificação e expansão” que vai ser desenvolvido nos próximos anos.

Os arquitetos paisagistas responsáveis pelo projeto, Francisco Vital Soares e Eduardo Costa Pinto, destacam “a oportunidade de reabilitar de um modo sistémico o parque onde a sua deterioração era mais acentuada”. Das várias intervenções realizadas, como a renovação em infraestruturas e as efetuadas na requalificação dos espaços verdes do jardim, realçam “a praça renovada no momento de entrada, em pedra de corte irregular reaproveitada dos pavimentos antigos, o momento inicial de visita, mas também o ‘caminho de volta’ do ‘Novo Portugal dos Pequenitos’”, em homenagem ao seu mentor Bissaya Barreto.

Neste momento da reabertura, o Portugal dos Pequenitos vai apresentar a exposição “Materiais e Mestrias”, que pode ser visitada até outubro. Repartida por quatro módulos distribuídos pelo Parque, esta mostra pretende “captar a atenção do visitante para a mestria e génio criativo com que o arquiteto Cassiano Branco o executou. A FBB explica, ainda, que a exposição, “pensada e orientada pelo conhecimento dos materiais de construção tradicionais e do património etnográfico de Portugal e Países de Expressão Portuguesa, conta com objetos do acervo do Parque, minuciosos trabalhos fotográficos de serralharia, cerâmica, cantaria e carpintaria e réplicas de aguarelas da autoria de Ana Fróis.

O Portugal dos Pequenitos reabre poucos dias antes de celebrar o seu 81.º aniversário, que se comemora a 8 de junho. Para celebrar a data, vai ser disponibilizado, de forma gratuita, um voucher para desbloquear a APP do parque que serve como guia de visita, com informação de 140 pontos de interesse.

De referir ainda que o parque tem nova bilhética, com o sistema Blueticket, com o visitante a poder adquirir o bilhete de entrada online.

O Portugal dos Pequenitos segue as normas da Direção Geral da Saúde, com várias medidas de segurança, nomeadamente sistema de gestão de entradas, promoção do distanciamento social e limpeza frequente dos espaços, mantendo-se a obrigatoriedade do uso de máscara.

O parque está aberto ao público entre as 10h00 e as 19h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM