27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pombal: Tradição do Bodo mantém-se mas com muitas restrições

23 de Julho 2021

As Festas do Bodo vão animar o concelho de Pombal de hoje a segunda feira. Apesar de mais contidas e com muitas restrições, fruto da pandemia, esta tradição continua viva, celebrando a identidade do povo e recordando a sua história.

Com o programa “Em Dias de Bodo”, a Câmara pretende “assinalar os dias em que, tradicionalmente, se realizariam as seculares Festas do Bodo, mas que o atual contexto de pandemia SARS-CoV-2 não permite, exigindo um elevado e cuidadoso critério de segurança e saúde pública”.

O programa começa hoje, às 17h00, nos Paços do Concelho, com a sessão solene, que será presidida pela diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes. Durante a cerimónia, vai ser lançado um poster alusivo aos 250 anos da atribuição do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Mello, numa edição conjunta dos municípios de Pombal e Oeiras. Segue com a inauguração de várias exposições que ficarão patentes ao público nos diversos espaços do concelho.

Nos claustros dos Paços do Concelho vai poder ser apreciada a mostra fotográfica “Pombal por Pombal” e vai ser apresentado o documentário “Memórias das Festas do Bodo”, produzido pela Associação Cultural Costumes e Diálogos.

O programa prossegue com uma visita ao roteiro das “Figuras com História”, que pretende, como explica a autarquia, “fomentar e potenciar o desenvolvimento turístico associado ao concelho de Pombal na vertente do turismo cultural, tendo em conta o património cultural e imaterial existente, através da implementação de suportes informativos capazes de dar a conhecer algumas personalidades locais, os acontecimentos, as tradições e os mitos relevantes para a História de Pombal”.

“Em Dias de Bodo… O retrato de vivências, do tradicional ao contemporâneo” é o tema da exposição que vai estar patente no Largo do Cardal, espaço que acolhe também o “Gafanhoto tridimensional” e a performance interativa de autoria de Nuno Mika. “-Cloud_cobertura interativa”, uma performance de laser que colocará as ruas Capitão Tavares Dias e Almirante Reis com nuvens entre três e quatro metros do solo através de vapor de água e lasers.

“Do povo para o povo, as tradicionais e centenárias Festas do Bodo esgotam-se no tempo. A sua popularidade ainda hoje perdura e mesmo nos anos em que não se celebraram, nunca deixaram de estar presentes no espírito dos pombalenses, assumindo-se como as festas mais importantes do concelho e demonstrando ser um momento de reencontro e partilha”, sublinha o Município, acrescentando que estas são as memórias que podem ser observadas nesta exposição e que “revelam um Pombal simples e humilde, mas rico na sua afetividade e tradição… um retrato das vivências em dias de Bodo, do tradicional ao contemporâneo”.

Já no Arquivo Municipal, estará patente a exposição “Trazemos à Memória… Noites de Pombal na Cultura do Bodo com o Grupo Coral Misto” e na Casa Varela “A força da luz”, entre outras exposições que se encontram noutros locais.

Do programa destaque, ainda para “O Bodo dos Avós”, que nestes quatro dias se assume como um “palco sobre rodas” que vai percorrer, de forma itinerante, as freguesias do concelho, tendo como público alvo sobretudo os utentes das instituições. Haverá ainda animação variada para as famílias, como eventos culturais e espetáculos musicais.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM