25 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Politécnico quer promover envelhecimento saudável na região Centro

7 de Junho 2019

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) quer alargar, de forma integrada e assim que surja uma oportunidade de financiamento, o trabalho desenvolvido na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro. Este anúncio foi feito pelo presidente, Jorge Conde, na semana passada, durante a apresentação do “AGA@4Life – Abordagem geriátrica ampla na promoção de um envelhecimento ativo e saudável: componentes do modelo de intervenção”, livro que traduz o projeto desenvolvido por vários investigadores na área do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com outras instituições.

Jorge Conde realçou o facto do projeto “AGA@4Life” ter sido o primeiro na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC-IPC) a juntar toda a escola à volta duma mesma ideia, numa abordagem ampla, com a grande vantagem de integrar uma equipa multidisciplinar na área da saúde e com ligação a outras duas instituições de ensino que, adicionando contributos para o projeto, “mostram cada vez mais que temos de trabalhar em rede”. O presidente defende que a instituição tem de estar preparada para, no momento em que as candidaturas a fundos europeus para este tipo de projetos abrirem, ter as ideias prontas e definidas do que quer fazer. “Há um conjunto de áreas importantes para a região onde as nossas escolas podem fazer esse trabalho e eu acho que já demonstrámos com esta abordagem que somos capazes de o fazer”, sublinhou, defendendo que é necessário alargar este projeto e lançar um trabalho mais amplo da amostra do ponto de vista territorial. Considera que é importante “pôr os estudantes a olhar para o território em si e não estarem fechados na sala de aula”, trabalhando em conjunto com a comunidade e reagindo àquilo que são as necessidades da região. “O envelhecimento ativo tem sido muita conversa e pouca ação e eu acho que este projeto é a prova de que é possível fazer mais ação e menos conversa”, realçou.

A publicação agora apresentada integra-se no projeto AGA@4life, um modelo de investigação pioneiro na área do envelhecimento ativo e saudável para o Politécnico de Coimbra, realizado através da ESTeSC – IPC. Esta nova abordagem visa identificar e conhecer um conjunto de informações clínicas, que até agora têm sido realizadas de forma não integrada.

Como é sabido, o envelhecimento das populações é encarado hoje como um importante desafio. Para responder a esta problemática transversal aos vários setores da sociedade, foi desenvolvido um modelo que visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável através da implementação de um modelo de intervenção fundado na abordagem geriátrica ampla, incorporando também recursos endógenos da região e envolvendo o meio académico da área das Ciências da Saúde. Designado “AGA@4life”, este modelo assenta num protocolo de avaliação individual, de natureza holística e multidisciplinar e consequente delineamento e implementação de estratégias de intervenção ajustadas a cada indivíduo, visando a prevenção da fragilidade e do declínio funcional, cognitivo e social do idoso. As ações de intervenção centram-se em programas personalizados de exercício físico, educação nutricional, estimulação cognitiva, monitorização de comorbilidades, aconselhamento fármaco terapêutico e promoção global do bem-estar.

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 – Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020), o projeto teve a colaboração de outras instituições, como os politécnicos de Tomar e Castelo Branco e a Câmara Municipal da Lousã, e foi implementado na ADIC – Associação de Defesa do Idoso e da Criança de Vilarinho, Lousã. O livro integra-se na coleção “Práticas – Conhecimento – Pensamento”, editada pelo Politécnico de Coimbra e resultante de trabalhos científicos, contando com 16 números publicados.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM