4 de Outubro de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Politécnico de Coimbra compra 86 bicicletas para a comunidade académica

4 de Dezembro 2020

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai comprar 86 bicicletas, 36 elétricas e 50 convencionais, para o uso da comunidade académica. Esta medida integra-se no projeto “IPC a pedalar” e prevê também a aquisição de infraestruturas para o seu estacionamento. Os novos equipamentos vão ser disponibilizados à comunidade em breve, a par da divulgação das respetivas condições de utilização.

De acordo com o IPC, “em 2021 já será possível estudantes e funcionários circularem diariamente nas novas bicicletas”, estacionando-as em áreas preparadas par o efeito, em cada uma das unidades orgânicas de ensino, serviços centrais, ginásio e residências dos estudantes.

Esta aposta na área da sustentabilidade ambiental pretende, como explica a vice-presidente do IPC, Ana Ferreira, promover “a mobilidade suave, com enfoque na bicicleta, incidindo na comunidade académica do Politécnico”. Visa, ainda, “promover hábitos de consumo e de comportamentos e atitudes mais sustentáveis, em prol de uma melhor saúde ambiental e, naturalmente, de uma melhor qualidade de vida”, acrescenta.

O IPC recorda que tem vindo a investir desde 2018 nesta área, estando prevista a aquisição de ecopontos e máquinas dispensadoras de água da rede e mais garrafas de vidro para oferecer à comunidade académica, para além de cadernos reutilizáveis distribuídos por todos os trabalhadores. Está ainda prevista a colocação de compostores no recinto de cada uma das cantinas/cafetarias do Instituto, bem como nos Serviços Centrais, para reaproveitamento dos resíduos orgânicos daí resultantes. A entrega dos compostores e dos ecopontos deverá acontecer durante as próximas semanas.

O Politécnico de Coimbra quer ser “uma referência cada vez maior” no ensino superior e na ciência, mas sem perder de vista a sua “missão de educar”, realça o presidente, Jorge Conde, explicando que esta campanha serve de mote para “a formação de uma geração mais preocupada com o ambiente e com o futuro do planeta”.

As medidas anunciadas vão ser financiadas a 70 por cento através de duas candidaturas ao Fundo Ambiental, no valor de 79 mil euros.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM