Vila Nova de Poiares promove, de hoje a domingo, a XXXI Poiartes- Feira Nacional de Artesanato, evento que surge este ano num formato especial, tendo em conta os constrangimentos que a pandemia da covid-19 continua a provocar.
Esta será, como anuncia o Município, uma “edição especial”, que se apresenta num formato apenas com a mostra de artesanato e produtos endógenos evocativa da génese do certame. Apesar de não ser possível promovê-lo nos moldes habituais, a autarquia não quer deixar de assinalar este evento, que se realiza tradicionalmente no segundo fim de semana de setembro e que “ao longo dos anos foi evoluindo e crescendo, transformando-se numa verdadeira marca identitária do concelho e da sua população”.
Assim, este ano fica de fora a habitual mostra agrícola, comercial e industrial, bem como a mostra de caprinicultura e a feira gastronómica. O Município explica que “um evento desta grandeza” implica que “seja preparado com muitos meses de antecedência”, o que não foi permitido, tendo em conta “o caráter de indefinição da evolução da situação pandémica e a constante alteração e reajustamento das medidas de segurança sanitária”. A realidade vivida nos últimos meses impediu “qualquer planeamento a longo prazo, pelo que foi manifestamente impossível prever as condições e quais os moldes de evento que se poderia organizar”, realça.
Contudo, perante a possibilidade de já se poderem organizar e realizar alguns eventos, a Câmara decidiu preparar uma edição especial da Poiartes, na data que habitualmente se realiza, optando por manter apenas a mostra de artesanato e de produtos endógenos. Esta mostra é restrita aos artesãos de Vila Nova de Poiares que habitualmente participam neste certame e vai decorrer no espaço do renovado Mercado Municipal. De acordo com a autarquia, as condições de circulação e de espaço ao ar livre deste local permitem a realização de um evento com todas as condições de segurança.
Apesar de não se realizar a mostra de gastronomia, que leva habitualmente a grande aglomeração de pessoas nas tasquinhas, há muitas alternativas nesta área no concelho, podendo os visitantes desfrutar da oferta gastronómica dos espaços comerciais de bares e restauração existentes no concelho. Desta forma, estarão também a impulsionar o comércio local que, como frisa o Município, foi tão “duramente afetado pela pandemia”.
Espetáculos musicais amanhã e domingo
Esta edição especial da Poiartes conta também com momentos musicais, amanhã e domingo. De acesso gratuito, embora sujeitos a marcação prévia, vão realizar-se na Alameda Santo André, com lugares sentados e com lotação máxima de 500 pessoas. Amanhã, a partir das 21h30, há Stand Up Comedy com Aldo Lima, João Seabra e Miguel 7 Estacas e no domingo, à mesma hora, o destaque vai para o espetáculo Mundo Segundo & Sam The Kid, que integram a Rede Cultural Terras da Chanfana. Destaque ainda para o concerto final do V Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, da Filarmónica Fraternidade Poiarense, que se realiza domingo, a partir das 19h00, no recinto de festas de Nossa Senhora das Necessidades.
A autarquia destaca a preocupação que houve na preparação desta edição, com os eventos a descentralizarem-se por vários pontos da vila, estando previstos ainda algumas iniciativas de animação de rua.
A mostra de artesanato decorre na Alameda Santo André hoje das 15h00 às 21h00, amanhã das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 21h00 e no domingo das 15h00 às 21h00.