A Câmara de Vila Nova de Poiares criou um serviço de consultadoria para ajudar o comércio local a retomar a sua atividade e lançou uma campanha que incentiva a população a fazer as suas compras nos estabelecimentos do concelho.
Com o fim do estado de emergência provocado pela Covid-19, a autarquia quer agora ajudar a dar um impulso à economia local que, com o levantamento de algumas das restrições, começa a retomar as suas atividades. Esta medida vai ser assegurada por uma empresa especializada e, nesta primeira fase, deverá abranger um máximo de 30 comerciantes do concelho. O presidente da autarquia, João Miguel Henriques, assegurou, contudo, que estão disponíveis para aceitar mais inscrições, se houver necessidade, sublinhando que o comércio online pode “ter uma importância muito grande no futuro”.
Paralelamente, em parceria com a Associação Empresarial de Poiares (AEP), a Câmara lançou também uma campanha que incentiva as compras no comércio local. “É importante que sejamos solidários com quem esteve sempre ao nosso lado”, sublinhou o autarca, numa conferência transmita online e que contou também com a presença do presidente da AEL, Paulo Carvalho.
Esta campanha inclui a promoção de um vídeo que demonstra as dificuldades que estão a atingir o comércio, nesta altura em que as pessoas ficaram em casa e as ruas ficaram desertas.
Recorrendo às plataformas digitais, João Miguel Henriques incentivou também o comércio online, considerando que esta é uma opção que “pode ter uma importância muito grande no futuro”, alertando para o facto de que todos temos “de aprender a conviver com o vírus”, cumprindo “todas as medidas de segurança individual”.
Todo este processo de apoio ao comércio vai ser coordenado pelo Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Câmara Municipal, que ajudará as empresas “a trabalhar a imagem ‘online’ dos seus produtos”.