29 de Novembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Poiares celebra feriado com homenagens e inaugurações

17 de Janeiro 2020

Vila Nova de Poiares comemorou, na segunda feira, 122 anos da restauração do concelho. O Feriado Municipal ficou marcado pelas homenagens e distinções mas também pelas inaugurações de algumas obras muito importantes.

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi uma das convidadas especiais da sessão solene, tendo sido também homenageada com a Medalha de Mérito Municipal (grau ouro). Com este reconhecimento, a autarquia quis enaltecer, como explicou o presidente João Miguel Henriques, o contributo que Ana Abrunhosa deu “enquanto presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) a todos os municípios e o grande empenho que teve no território após os incêndios de 2017”.

Ana Abrunhosa foi apenas uma das homenageadas. Durante a sessão solene, foram ainda distinguidas a Associação Duas Mãos; o delegado de saúde municipal, Queimadela Baptista; a médica Sara Duarte; o professor Gabriel Matos; e 15 funcionários do Município que completaram 15 ou 25 anos ao seu serviço.

Outro dos pontos altos das celebrações foram, sem dúvida, as várias inaugurações, com as placas a serem descerradas pelo autarca, por Ana Abrunhosa e por várias personalidades ligadas a cada uma das infraestruturas, sempre na presença da população e vários convidados. O Complexo das Piscinas da Fraga, o Parque de Merendas das Medas, o Centro de Convívio de Sabouga e o Centro de Recuperação Oficial de Animais foram os equipamentos inaugurados e que se encontram já ao serviço da comunidade.

De referir que as duas primeiras infraestruturas, que foram afetadas pelos incêndios de 2017, sofreram uma intervenção que custou cerca de 132 mil euros, apoiada pelo Fundo Solidário Europeu. Já o Centro de Convívio foi construído pela autarquia com o intuito de combater o isolamento a que aquela aldeia, uma das mais afastadas da sede do concelho, está votada, sendo sua intenção proporcionar o convívio e a animação. O Centro de Recuperação Oficial de Animais, projeto que venceu o Orçamento Participativo em 2018 e enriquecido pela Câmara, vai funcionar como canil municipal, acolhendo os serviços municipais veterinários.

Chanfana em destaque até segunda

Esta é uma semana de festa para Vila Nova de Poiares. A par com as celebrações do Dia do Município decorre, até segunda feira, a Semana da Chanfana. “Ex-libris” do concelho, este famoso prato está em destaque em nove restaurantes e a Confraria da Chanfana espera receber durante estes dias (de 10 a 20 de janeiro) cerca de 10.000 visitantes no concelho.

Para tal, a par com a excelência da gastronomia regional, aposta também num programa cultural diversificado, que inclui exposições, um mercado de produtos de artesanato e endógenos, palestras, teatro, rastreios de saúde, entre outros eventos. Hoje destaque para o espetáculo “Amália – Fado e Saudade” e para jantar de confrarias amigas. No domingo realiza-se o Capítulo Extraordinário Interno, na Capela de Santo António.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM