23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Poiares aprova lançamento de estudo alternativo à Estrada da Beira

12 de Fevereiro 2021

O Município de Vila Nova de Poiares aprovou, na terça feira, o lançamento do concurso público para a elaboração do estudo de viabilidade de construção de uma alternativa à Estrada da Beira (EN-17), que prevê uma ligação daquela via com a A-13, IP-3 e IC-6, num traçado a sul do rio Mondego.

O executivo foi unânime em felicitar este ‘desencravar’ de um processo que há tantos anos é legitimamente reivindicado por autarcas e populações e cujo desenvolvimento poderá finalmente resolver o problema das acessibilidades do concelho e da região. O presidente da Câmara, João Miguel Henriques, considera que este é “um importante passo, na concretização desta solução, mas é apenas a primeira fase, que permitirá desenvolver o estudo de viabilidade técnica”. Segundo João Miguel Henriques, parece existir finalmente “luz ao fundo do túnel” para concretizar aquele que “é um dos maiores anseios dos poiarenses e de toda a região”.

O autarca lembrou a posição ativa do Município no desenvolvimento de “várias diligências e diplomacia política ao longo dos últimos anos” sobre o processo e enalteceu o “caráter solidário” de todos os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra que se associaram à defesa desta ligação.

Recorde-se que, na semana passada, a Câmara da Lousã também se mostrou satisfeita com o lançamento do concurso público para elaboração do estudo de viabilidade para a construção de uma alternativa à EN17, ligando o concelho a Coimbra. A CIM da Região de Coimbra decidiu, no passado dia 2, lançar um concurso para elaborar o estudo de viabilidade de uma variante à EN17, ligando Lousã e Vila Nova de Poiares a Coimbra. O valor base do concurso público é de 200 mil euros, mais IVA.

“Serão estudadas alternativas de traçado e respetivas condicionantes que permitam efetuar uma nova ligação entre o nó de Ceira da A13 e a Ponte Velha (Lousã), incluindo também a ligação de Vila Nova de Poiares ao IP3 e IC6”, explica a CIM.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM