13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Plantação de centenas de árvores entre o Rebolim e a Portela

9 de Abril 2021

A Câmara Municipal de Coimbra iniciou, anteontem, a plantação de mais de quatro centenas de novas árvores entre a praia fluvial do Rebolim e a ponte da Portela, na margem direita do rio Mondego. De acordo com a autarquia, estão a ser plantados, de forma linear e alternada, freixos, amieiros, salgueiros, sobreiros, entre outras espécies.

Esta plantação surge na sequência da intervenção de limpeza de resíduos e de eliminação de espécies infestantes que a autarquia tem vindo a realizar com o objetivo de “melhorar o meio ambiente e devolver esta margem à população, que pode usufruir da natureza deste espaço em passeios a pé ou de bicicleta e na permanência nesta nova praia fluvial que foi candidatada este ano, pela primeira vez, à Bandeira Azul”. Visa também melhorar o escoamento das áreas inundáveis em situação de cheia do Mondego.

Esta operação, integrada na estratégia da Câmara de virar a cidade para o Mondego, insere-se num investimento global que, nos últimos anos, já ascende previsivelmente a 30 milhões de euros.

O Município adianta que, numa segunda linha, está também prevista a plantação de sobreiros, entre outras espécies, tendo essa informação já sido comunicada à Agência Portuguesa do Ambiente e ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, de acordo com a legislação em vigor.

A plantação destas árvores vai, assim, beneficiar a praia fluvial do Rebolim e toda a sua zona envolvente até à ponte da Portela, um espaço que, devido às suas qualidades ambientais e paisagísticas e ao conjunto de intervenções de beneficiação realizadas pela autarquia, tem vindo a ganhar protagonismo junto da população de Coimbra, nomeadamente para atividades de convívio e lazer.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM