6 de Dezembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pista Municipal de BMX nasce nos Campos do Bolão

29 de Novembro 2019

A Pista Municipal de BMX, em construção nos Campos do Bolão, deve estar concluída na próxima primavera, segundo anunciou o presidente da Câmara de Coimbra durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação da empreitada, que decorreu na sexta feira.

Manuel Machado recordou que este é “um sonho” que tem há vários anos mas que, “por razões diversas, tem tido alguns constrangimentos”. A desejada obra já está em curso e, quando concluída, deverá servir não só os moradores de todas as freguesias e uniões de freguesia do concelho mas também “todos aqueles que vêm para Coimbra ou que por aqui passam”.

O autarca assegurou que será um “visitante frequente destas obras muito simples” mas que considera que são “um instrumento e um legado aos vindouros, para mostrar que Coimbra tem sensibilidade para vários interesses legítimos”, estimulando, desde tenra idade, “todos a procurarem soluções mais adequadas para a vivência no conjunto da nossa cidade nas várias vertentes”.

A construção da Pista Municipal de BMX nos Campos do Bolão, a norte do parque de estacionamento da estação ferroviária de Coimbra B, representa um investimento de cerca de 300 mil euros. O projeto, entregue à empresa Edibeiras, Edifícios e Obras Públicas das Beiras, Lda, foi desenvolvido em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, de modo a garantir que tenha as condições adequadas à prática desportiva e à realização de provas oficiais.

A autarquia aposta, assim, na promoção de uma modalidade que é praticada com bicicletas numa pista de corrida com várias rampas. De acordo com o Município, esta infraestrutura vai ter uma pista principal, com respetiva rampa de saída de cinco metros de altura, três curvas, quatro retas, meta e zona de desaceleração. Na zona de retas terá um acabamento em pó-de-pedra bem compactado, enquanto nas curvas e pontos de chegada de saltos, assim como ao longo da rampa de partida, a superfície será acabada com tapete betuminoso, reduzindo assim as necessidades de manutenção e a degradação destes locais que estão naturalmente mais sujeitos a desgaste. Complementarmente, vai ser executada uma pista de aquecimento e treino de juniores, composta por duas curvas e duas retas.

A Pista Municipal de BMX deverá ser vedada, prevendo-se um acesso para visitantes e viaturas de apoio virado para o estacionamento existente. O espaço irá contemplar infraestruturas elétricas de apoio, assim como iluminação do recinto, prevendo-se ainda rede de abastecimento de água e esgotos de modo a garantir o funcionamento e a correta manutenção da pista.

O projeto contempla também intervenções na área envolvente, como a criação de um percurso pedonal contínuo desde a estação ferroviária até à zona de bosquete/parque de merendas existente mais a norte; a construção de um espaço para observação das provas, que será modelado de maneira à criação de bancadas naturais; a plantação de árvores de espécies adequadas ao local, que assegurarão sombra no recinto; e, ainda, a instalação de bebedouros e módulos para aparcamento de bicicletas.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM