9 de Fevereiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Petiscos & Rabiscos dão a conhecer diversidade gastronómica da cidade

20 de Outubro 2023

Bianca de Matos

Degustar a gastronomia oriunda de vários países, passear pela Alta e Baixa de Coimbra e apreciar arte é o convite feito pela Agência da Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) para hoje (20) e amanhã (21), entre as 18h00 e as 23h00, pois está de regresso o evento Petiscos & Rabiscos com a sua terceira edição.

“Esta edição traz mais variedade gastronómica, com petiscos de diversos países. Neste momento, a cidade de Coimbra tem 126 nacionalidades, pelo que se justifica que dentro destes espaços comerciais e da própria gastronomia haver esta representatividade mais diversificada”, disse ao Despertar Assunção Ataíde, presidente da APBC.

O evento, que teve início ontem (19), reúne 20 petiscos de diversos países, como Bangladesh, Paquistão, Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Peru Portugal, entre outros, incluindo alimentação vegetariana e vegana, distribuídos por duas rotas gastronómicas, em que cada uma, pelo valor de 20 euros, dá a oportunidade de degustar 10 iguarias cheias de sabor. Os vouchers estão disponíveis nos espaços aderentes.

Além desta partilha gastronómica, a arte também vai marcar presença com diversos momentos artísticos proporcionados por alguns pintores que vão estar nos estabelecimentos a dar a conhecer a sua arte e a convidar os participantes a pintar e a fazer uns rabiscos.

“Sempre achei que deveríamos ter a arte e a cultura associadas aos nossos eventos e, mais uma vez, quando começámos com esta iniciativa surgiu a ideia de associar a arte, pelo que vamos ter alguns pintores em alguns locais”, partilhou Assunção Ataíde.

Petiscos & Rabiscos é, assim, um evento dirigido a toda a família, que pretende que as pessoas de Coimbra, e não só, “desfrutem da cidade”. “É também uma forma de os estabelecimentos se darem a conhecer e terem a oportunidade de angariar outros clientes que, mais tarde, podem vir a frequentar estes espaços”, salientou a presidente da APBC.

Na edição passada, o evento recebeu cerca de 400 participantes, tendo Assunção Ataíde a perspetiva de alcançar ou superar esse número.

 

ROTAS GASTRONÓMICAS

 ROTA 1

1 – ITALIANINO

R. Borges Carneiro, 6

2 – MARIA RIO

Couraça de Lisboa, 5

3 – OAK FOOD, BEER & WINE

R. de Fernandes Tomás, 16

4 – PASTELARIA BRIOSA COIMBRA

R. Ferreira Borges, 211

5 – EMPÓRIO DO TUCA

Rua Visconde da Luz, 75

6 – LUCA RESTAURANTE BAR

Praça do Comércio, 60

7 – GANGNAM KOREAN BBQ

Praça do Comércio, 12

8 – ROYAL TANDOORI

Terreiro da Erva, 20

9 – RESTAURANTE DON CHACHO B

Torre Arnado, R. João de Ruão, 12, loja 5, r/c

10 – HARAB’S ESFIRRARIA

Torre Arnado, R. João de Ruão 12 Loja 6 e 7, r/c

ROTA 2

 1 – MARIA PORTUGUESA

R.Joaquim António de Aguiar, 128

2 – FANGAS MAIOR

R. de Fernandes Tomás, 29

3 – GELATARIA COSI

R. do Quebra Costas,1

4 – RESTAURANTE PETISQUEIRA PORTUGUESA

Largo da Sota, 6

5 – BODEGA BRASILEIRA

R. Martins de Carvalho, 24

6 – BAR CORAL

Escadas de São Bartolomeu (Praça do Comércio)

7 – COOLA BOOLA

Praça do Comércio, 50

8 – CHAI ASIAN FOOD

Praça do Comércio, 80

9 – NO TACHO – COZINHA PORTUGUESA

  1. da Moeda, 20

10 – TOP CHICKEN

Torre Arnado, R. João de Ruão, Loja 20, r/c


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM