Chama-se “Petiscos & Rabiscos” o evento que vai ligar, durante seis dias, o “coração” da cidade. Promovido pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), esta espécie de roteiro gastronómico vai percorrer 21 estabelecimentos da zona da Alta e da Baixa, convidando os conimbricenses a visitarem o centro da cidade.
Depois do sucesso da primeira edição, que atraiu no ano passado mais de 400 pessoas, esta iniciativa cresce este ano e apresenta-se, uma vez mais, com muitas atrações que vão para além dos petiscos. Volta a aliar a arte interativa mas, desta vez, com um cariz também digital, sendo todos convidados a darem a sua “pincelada” e a participarem neste processo criativo, como desafiou a artista Élia Ramalho.
Tal como no ano passado, haverá também dança pelas ruas, com a Tribo de Dança a trazer os ritmos alegres e de festa à Baixa. O líder do grupo, Pedro Folques, explicou que os dançarinos vão “dançar em zonas emblemáticas”, apresentando as suas coreografias com os alunos que têm nas turmas de Coimbra e da Figueira da Foz.
Haverá também hoje, às 18h30, Dia Mundial da Música, um concerto especial e gratuito na Igreja da Graça, com música erudita e barroca.
Estes são apenas alguns “ingredientes” que vão tornar os petiscos que cada estabelecimento apresenta ainda mais atrativos. O “Petiscos & Rabiscos” começou ontem e decorre hoje, amanhã e nos dias 7, 8 e 9. A presidente da APBC, Assunção Ataíde, deixou um convite a todos para que venham “fazer este percurso gastronómico”, que alia 21 estabelecimentos durante seis dias, onde podem saborear 10 petiscos diferentes.
Para participar estão disponíveis nos espaços aderentes cadernetas com 10 senhas, que dão direito a degustar os 10 petiscos, e que custam 20 euros. Essa caderneta pode ser usada e partilhada durante todo o evento, podendo o participante visitar os estabelecimentos que desejar.
O nome dos estabelecimentos aderentes, os horários de funcionamento e outras informações sobre o evento encontram-se disponíveis nas redes sociais da APBC. Assunção Ataíde convida os conimbricenses a participar e desafia o comércio da Baixa a manter-se de portas abertas nestes dias.