Penela é o único município português a conseguir a aprovação, entre mais de 700 candidaturas europeias, ao programa Smart Rural 21, uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como missão promover estratégias e boas práticas de desenvolvimento que invertam o despovoamento e a desertificação das aldeias europeias. No caso de Penela, vai incidir nas aldeias de Ferraria de São João e Cumeeira.
De acordo com a Câmara, na Ferraria de São João vai ser implementado o projeto “Farm Real”, um conceito disruptivo de rebanho comunitário que tira partido das tecnologias; enquanto na Cumeeira vai ser criada uma “Social Village”, que tem como objetivo “dar todo o apoio e acompanhamento aos idosos que lá vivem, evitando a sua deslocação para um lar ou centro social de dia”.
Para a transformação das smart villages, Penela contará com o apoio no desenvolvimento, preparação e implementação da estratégia de uma equipa coordenada pelo grupo E40 em parceria com cinco instituições especializadas e devidamente acompanhada por uma equipa de 21 especialistas dos vários países da União Europeia.
Para além de Penela, mais 20 vilas europeias foram selecionadas pelo programa europeu. O Smart Rural 21 teve início em dezembro de 2019 e deverá estar concluído em junho do próximo ano.