24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penela entrega hoje máscaras, viseiras e cogulas a instituições do concelho

16 de Abril 2020

As instituições do concelho de Penela vão receber hoje (16 de abril), às 14h30, a primeira remessa de máscaras cirúrgicas, viseiras e cogulas, equipamentos de proteção individual que foram produzidos no âmbito do projeto solidário WeSew – Costuramos para proteger, em parceria com a ihCare – Innovation Hospital Care e a Penelarte, ao qual o Município de Penela se associou.

Este movimento surgiu há três semanas com o objetivo de fazer face à carência de recursos para proteger os que se encontram na linha da frente do combate à pandemia do novo Covid-19. Esta primeira remessa destina-se a vários profissionais das instituições de saúde e prestação de cuidados locais do concelho que, pela natureza das suas funções, estão mais expostos aos riscos de propagação do novo coronavírus.

A produção destes materiais resulta de uma parceria que envolveu dezenas de voluntários e que, de forma totalmente gratuita, se ofereceram para produzir estes equipamentos de proteção individual. Contou ainda com a doação de material por parte de diversas empresas do concelho, assumindo o Município de Penela os custos da matéria prima e apoio logístico.

O trabalho de mais de 200 voluntários na angariação de matéria prima, criação de material de proteção individual e, numa fase final, a sua esterilização começa a ser entregue então hoje, no concelho de Penela, o Município pioneiro na parceira da criação do movimento solidário.

Nesta primeira fase, a autarquia vai fazer chegar cerca de 2.000 máscaras, 250 viseiras e 200 cogulas a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), aos Bombeiros Voluntários, Guarda Nacional Republicana e unidades de acolhimento de idosos do concelho. Posteriormente, os materiais de proteção individual serão entregues em outras entidades e concelhos do distrito de Coimbra.

O movimento We Sew conta já com mais de 200 voluntários e parcerias com os Municípios de Penela, Lousã e Vila Nova de Poiares. Associadas ao movimento estão também a Ihcare – Innovation Hospital Care, a Penelarte e o Fablab. Neste momento, o objetivo da We Sew é conseguir chegar a mais municípios e empresas do setor privado para que se possam associar e, desta forma, dar resposta às necessidades locais de cada concelho.

O projeto tem como objetivo a produção de equipamentos de proteção individual, com apoio voluntário e de forma totalmente gratuita, de forma a conceder às instituições de saúde e prestação de cuidados locais uma ferramenta essencial e que escasseia constantemente.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM