7 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penalva do Castelo promove amanhã Feira do Pastor e do Queijo

16 de Abril 2021

O Município de Penalva do Castelo vai realizar amanhã a sua já tradicional Feira do Pastor e do Queijo, um certame que é reduzido este ano para apenas um dia e que surge “fora de época”, já que é realizada habitualmente em fevereiro. A pandemia levou ao seu adiamento mas a autarquia entende ser determinante manter este certame, de forma a promover os produtos endógenos da região e a apoiar também os produtores e empresários locais.

A feira decorre na Praça Magalhães e na Praça do Pelourinho, ao ar livre e com grande espaço, de forma a garantir que os cerca de 50 expositores presentes estejam dispersos e a evitar também a aglomeração dos visitantes. O certame decorre entre as 09h00 e as 18h00, seguindo todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

O Município de Penalva do Castelo quer manter, desta forma, a tradição da Feira do Pastor e do Queijo, um evento fundamental para os produtores do concelho que, como explica o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, “têm aqui uma oportunidade de salvar a época”.

“O executivo não podia alhear-se desta realização porque, para aquele que é o nosso projeto de enoturismo, precisamos dos nossos produtos endógenos”, realça.

Tal como habitualmente, o certame assenta na trilogia queijo da Serra da Estrela, vinhos do Dão e maçã de bravo de Esmofe mas conta também com a presença de outros produtos endógenos ou tradicionais da região, como a doçaria, o fumeiro, o mel e o artesanato.

Para Francisco Carvalho, esta continua a ser “a trilogia de excelência da gastronomia regional”, ao aliar três produtos tão identitários e apreciados da região e “tão importantes para a promoção do turismo na região”.

O autarca assegura que “as pessoas podem vir a Penalva do Castelo em segurança, já que vão ser cumpridas todas as regras emanadas da DGS”.

Com 30 anos de história, esta feira pretende levar cada vez mais longe o nome de Penalva do Castelo, tendo ultrapassado há muito os limites do concelho e atraindo habitualmente visitantes de toda a região Centro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM