17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova reforça combate à vespa velutina

31 de Outubro 2019

O Município de Penacova tem vindo a apostar, desde o início do ano, no combate à vespa velutina, através da desativação de ninhos no território do concelho, tendo criado em setembro, no seio do Serviço Municipal de Proteção Civil, uma equipa para intervir, de forma célere e eficaz, nesta área.

De acordo com a autarquia, “dos 246 ninhos desativados no concelho de Penacova, 103 foram já resultado da intervenção da equipa”, constituída por dois colaboradores, através da “aplicação de inseticida em flecha com recurso a uma vara de carbono para trabalhar em altura”.

Com esta medida, a Câmara de Penacova pretende “controlar a proliferação desta espécie”, que tem causado grandes prejuízos no concelho, nomeadamente na produção apícola.

O presidente da autarquia, Humberto Oliveira, destaca o trabalho desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil junto da população, alertando para as caraterísticas desta espécie e dos seus ninhos, dos riscos inerentes à sua proliferação, bem como à divulgação de como devem ser notificadas as suas localizações. “As ações desenvolvidas, bem como a criação desta equipa de intervenção, permitiu que os serviços camarários conseguissem intervir num maior número de ninhos, de uma forma mais célere e com menos custos para a autarquia”, reforça, destacando igualmente “o apoio fundamental das juntas de freguesia e a parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova”, trabalhando todos em conjunto, numa união de meios, para conseguirem responder da melhor forma às situações que vão surgindo.

Humberto Oliveira sublinha ainda que é muito importante que a população esteja “mais atenta” a este fenómeno e lembra que, sempre que seja avistado um ninho, os munícipes devem evitar o contacto com a espécie e informar a Câmara ou as juntas e uniões de freguesia da sua localização.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM