24 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova reforça apoio às pessoas mais frágeis

24 de Março 2020

A população mais frágil ou de maior risco vai receber apoio personalizado do Município de Penacova, que se articulou com vários parceiros a fim de serem prestados serviços essenciais, como a compra de alimentos, a confeção e distribuição de refeições, a aquisição de medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

Estas são apenas algumas das medidas de apoio social que, conjuntamente com toda a Rede Social e em colaboração com as juntas de freguesia do concelho, estão a ser operacionalizadas a quem apresentar uma situação de carência ou necessidade.

“Identificar os casos de risco e as pessoas que possam passar por mais dificuldades numa altura destas torna-se imperativo, e todo o executivo municipal, bem como o das juntas de freguesia, querem combater e atenuar essas mesmas fragilidades a fim de salvaguardar os cuidados primários a estes grupos de risco, nomeadamente idosos e pessoas com doenças crónicas, que não devem sair de suas casas”, assegura o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

Na última reunião do executivo Municipal, o autarca anunciou que está criada uma equipa de apoio, constituída por técnicos que, numa primeira fase, fazem o atendimento telefónico e análise das situações, apoiados pelos parceiros da comunidade, tendo como orientação a prestação de um apoio personalizado. Apelou a que toda a comunidade, através da rede de proximidade, dê a conhecer estas medidas e possa reportar aos serviços informação casos que carecem de intervenção, podendo recorrer à linha telefónica de Apoio Social (239470318/19), a funcionar das 09h00 às 23h00, e aos endereços de email dase@cm-penacova.pt e psicologia@cm-penacova.pt. Podem contactar, ainda, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, através do telefone 912010444 ou do email cpcj.penacova@cnpdpcj.pt .

Humberto Oliveira salienta ainda que, neste contexto de restrições a propósito do Covid -19, “o Município está apto a dar resposta, sobretudo por conhecer bem os casos sociais de maior fragilidade, fruto de um trabalho acompanhado de perto pelos técnicos, e alerta que é necessário que cada organização ative o seu plano de contingência, identifique cenários e se prepare para cada uma das situações”.

Deixando ainda no ar possíveis medidas que estão a ser devidamente estruturadas, revela que “sabemos das dificuldades que toda esta pandemia está a causar aos vários agentes locais e às famílias, e estamos atentos e a analisar possíveis situações para que este futuro próximo seja menos dispendioso para quem vive no nosso território”.

A autarquia de Penacova tem utilizado o seu portal e a rede social Facebook para lançar várias informações e medidas relacionadas com o delicado momento que todos enfrentamos. Por outro lado, têm sido constantes as reuniões em videoconferência, com o objetivo de intensificar o trabalho de apoio comunitário e operacionalizar respostas no terreno, consciencializar, informar e proteger os cidadãos do concelho.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM