A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai comemorar o Dia Mundial da Proteção Civil em Penacova, com um programa que decorre de 28 de fevereiro e 3 de março, no Parque Verde António Marques.
Promovidas em parceria com o Município de Penacova, estas celebrações pretendem dar a conhecer a toda a população as diferentes valências existentes nos municípios que integram a Região de Coimbra.
Exposições, workshops e demonstrações são algumas das atividades que fazem parte do programa que abre, no dia 28, às 16h00, com a inauguração da exposição de meios, seguindo-se meia hora depois uma demonstração de grande ângulo pelos Bombeiros Voluntários de Penacova.
No dia 29 a exposição abre às 10h00 e, ao longo do dia, das 11h00 às 19h00, o destaque vai para as atividades das escolas de infantes e cadetes dos Bombeiros Voluntários do concelho.
No dia 1 de março, às 10h00, decorrem as comemorações dos 90 anos dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Nos dois últimos dias, 2 e 3 de março, o destaque vai para os eventos “mass training de RCP” pelo INEM (11h00) e para as demonstrações de cinotécnica pela GNR (14h30).
O Dia Mundial da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março, precisamente na data em que entrou em vigor a Constituição desta organização. Trata-se de uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil com objetivo de chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
Recorde-se que a proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população.