26 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova promove festival Artes de Rua até domingo em cinco locais do concelho

22 de Julho 2021

A Câmara de Penacova está a promover, até domingo, o Festival Artes de Rua, com estátuas vivas, performances e música a animarem cinco localidades do concelho.

Este evento arrancou ontem e, ao longo de cinco dias, traz ao concelho concertos, estátuas vivas, malabaristas, performances de fogo, poesia e momentos de recriação histórica, como anunciou o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.

A iniciativa está incluída no projeto “Praças Vivas”, realizado em parceria com os concelhos vizinhos de Mortágua e Mealhada, no âmbito do programa Cultura em Rede da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, explicou.

O festival arranca ontem em Penacova, seguindo-se hoje a Praia Fluvial do Vimieiro, na sexta-feira a Praia do Reconquinho e novamente a vila de Penacova, no sábado a vila do Lorvão e no domingo São Pedro de Alva.

No domingo, será também inaugurado um mural de arte urbana no Largo Dona Amélia, a principal entrada da vila, que irá homenagear profissões antigas associadas ao concelho, como o barqueiro, a paliteira ou a lavadeira, afirmou Humberto Oliveira.

No âmbito da programação em rede, preveem-se outros eventos culturais que irão dinamizar o concelho até setembro de 2022, acrescentou.

Já fora do âmbito do festival, mas que será uma espécie de “epílogo” da iniciativa, a Câmara de Penacova irá celebrar no dia 31 os 100 anos do nascimento do pintor João Martins da Costa, atribuindo nesse dia o nome do artista a uma rua do concelho e à Casa das Artes que está a ser construída, avançou Humberto Oliveira.

De acordo com o autarca, esse espaço expositivo irá funcionar no antigo tribunal de Penacova e deverá estar concluído no verão de 2022.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM