O Município de Penacova promove, este fim de semana, a sua tradicional Feira do Mel e do Campo, evento que surge num formato diferente, online, fruto da pandemia de Covid-19.
“Vivemos tempos novos e temos que nos reinventar e readaptar. É isso que vamos fazer”, explicou o presidente da Câmara, Humberto Oliveira, sublinhando, contudo, que o certame mantém o mesmo objetivo de sempre – “promover os produtos endógenos e tradicionais do concelho, aquilo que é genuinamente de Penacova”.
Mel, produtos do campo, gastronomia e cultura estão na essência desta realização que vai ser transmitida na página do facebook da autarquia, a partir do auditório da Biblioteca Municipal/Centro Cultural amanhã e domingo. O programa começa às 18h00 e permite que todos, sem sair de casa, possam visitar os stands de 10 produtores de mel e empresas do concelho, através de vídeos realizados no sítio de produção de cada um, dando assim, como realçou o autarca, “uma maior visibilidade ao trabalho que executam”. Estas visitas virtuais decorrem amanhã às 18h30 e no domingo às 18h45.
O programa não esquece também a gastronomia, estando prevista uma sessão de showcooking com a Confraria da Lampreia de Penacova, no domingo, às 17h45. Destaque ainda para a rubrica “Chef Improvável”, agendada para amanhã às 19h45 e domingo às 16h00, onde se privilegiam pratos típicos da região e da época, como o sarrabulho, o arroz de míscaros, o cabrito e a chanfana. Estes “Sabores da Terra” estão também em destaque em 13 restaurantes do concelho nestes dois últimos meses do ano.
Na cultura, o palco é das pessoas e artistas locais. Amanhã, às 19h10, é apresentado o livro “De Coimbra a Lorvão pela Estrada Verde”, da autoria de Joaquim Leitão Couto e David Almeida; e no domingo vai realizar-se uma conferência sobre “Os novos desafios”, da responsabilidade da Proteção Civil de Penacova. Há também música, com a atuação da Escola de Artes de Penacova, amanhã, às 20h30, seguindo-se o espetáculo do grupo FBI. No domingo atua o Dj Nuka, às 16h45, tendo como cenário os Moinhos de Gavinhos, e às 19h45, a encerrar, está Ruizinho de Penacova.