16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova investe mais de 1,5 milhões em pavimentações na Freguesia de Carvalho

23 de Abril 2020

A Câmara Municipal de Penacova vai investir mais de 1,5 milhões de euros em pavimentações na Freguesia do Carvalho. O contrato da obra, que contempla o “Troço 5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, foi adjudicado hoje (23 de abril) à empresa Socitop e tem um prazo de execução de 180 dias.

No âmbito do plano traçado para a Freguesia de Carvalho, além desta intervenção, está a decorrer o concurso público para o troço “5 Caminhos / Carvalho”, cuja abertura de propostas está prevista para 13 de maio. Estas duas obras de pavimentação naquela freguesia preveem ainda a execução de desmatação e limpeza das superfícies dos terrenos, numa faixa de gestão de combustível da rede viária intervencionada com dez metros de largura para ambas as bermas.

De acordo com a autarquia, estas intervenções estavam “sinalizadas como prioritárias, sendo inclusivamente das mais ansiadas, quer para a população, quer para o próprio executivo”, perfazendo um investimento total que ascende a 1,5 milhões de euros.

“Esta obra vai ao encontro dos objetivos traçados pelo executivo, sabendo que estas estradas eram das que necessitavam de uma maior intervenção. São projetos complexos que, após a aprovação de financiamento e do visto do tribunal de contas, estão finalmente em condições de ser concretizados”, sublinhou o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.

Para o autarca, “as estradas municipais são um importante ativo para o desenvolvimento do território, vistas como uma requalificação e um importante investimento na atratividade e na imagem do concelho, sendo uma forte aposta deste executivo na manutenção e pavimentação de estradas, passeios e espaços públicos de lazer”.

Para além de Humberto Oliveira, participaram ainda na sessão de assinatura do contrato o responsável pela empresa Socitop, Abel Torres; o presidente da Freguesia de Carvalho, Alcino Filipe; e o presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra.

Para Pedro Coimbra, “este é um investimento avultado do Município de Penacova, mas da mais elementar justiça para a população da Freguesia de Carvalho, atendendo à necessidade de requalificação destas acessibilidades”. Enalteceu também o empenho dos presidentes da Câmara e da Junta, e dos seus respetivos executivos, “no desenvolvimento e na concretização deste investimento”.

Alcino Filipe congratulou, por sua vez, a autarquia por este investimento na freguesia. “É uma obra há muito esperada pela população, pois é a principal ligação da freguesia à sua sede de concelho”, realçou, recordando que uma das razões que o levaram a recandidatar-se foi “exatamente a melhoria das acessibilidades”.

A necessidade emergente de intervir nestas estradas municipais, de modo a beneficiar as condições de circulação, acesso e mobilidade, necessitam de implementação de sinalização temporária. De acordo com o planeamento técnico da obra, para o efeito, a primeira intervenção a ser realizada será a referente ao troço “5 Caminhos / Vale da Formiga e Ramal de Caldures”, uma vez que posteriormente esta será a via alternativa aquando da realização da empreitada “5 Caminhos / Carvalho”, pedindo o Município a compreensão de todos os cidadãos pelos transtornos causados no decorrer das intervenções.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM