23 de Abril de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova inova com lampreia em “take away”

12 de Fevereiro 2021

Os amantes da lampreia de Penacova vão poder, enquanto os estabelecimentos estiverem encerrados ao público, levar esta especialidade regional para casa. Promovida pela Câmara, Confraria da Lampreia e oito restaurantes do concelho, esta campanha aposta na promoção de um prato que faz parte da “identidade gastronómica” deste Município.

O presidente da autarquia, Humberto Oliveira, explica que “as pessoas podem telefonar aos restaurantes a reservar as doses pretendidas e, no momento de as irem buscar, receberão um kit que inclui as doses de lampreia pré-confecionadas, um saco com arroz cru na medida das respetivas doses, a tradicional doçaria e, ainda, um folheto que conta a história ligada à lampreia”. Cada restaurante explica depois ao cliente como terminar a confeção do arroz de lampreia em casa e em segurança.

A autarquia assegura que o “segredo da confeção” continuará preservado. “O segredo está na forma como a lampreia é amanhada, temperada e cozinhada e, esse, continuará nas mãos das cozinheiras e dos cozinheiros dos nossos restaurantes”, refere João Azadinho, vereador do pelouro da Cultura e do Turismo, sublinhando a importância de manter viva a tradição. “O nosso objetivo, face à sazonalidade deste prato, é continuar a levar o nosso arroz de lampreia à mesa e, se não o podemos fazer na mesa dos nossos restaurantes, podemos, contudo, fazê-lo respeitando o nosso dever de recolhimento domiciliário, degustando em nossa casa, com o nosso núcleo familiar, este arroz que é único”, realça.

Para apoiar os restaurantes locais e manter “fevereiro como o mês forte da lampreia”, a Câmara assegura a oferta das embalagens, de dois doces conventuais e do saco para transportar o arroz. Apesar desta campanha, o Município mantém a esperança de que seja possível realizar ainda o habitual Festival da Lampreia, que costuma decorrer durante um fim de semana, adiando-o para uma data que a pandemia possibilite.

Boa Viagem, Côta D’Azenha, Mondego, O Cantinho, O Casimiro, O Cortiço, Panorâmico e Portas da Serra são os oito restaurantes de Penacova que servem lampreia em regime de “take away”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM