23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova celebra amanhã o seu Feriado Municipal

16 de Julho 2021

Penacova comemora amanhã o seu Feriado Municipal com um programa que pretende homenagear o concelho e as suas tradições. Apesar das restrições impostas pela pandemia, a autarquia assinala a data com um programa que decorre de hoje a domingo e que inclui a habitual sessão solene, inaugurações e espetáculos musicais.

Os festejos começam hoje, às 18h00, na Praia do Vimieiro, com a cerimónia do hastear da bandeira de “Praia Fluvial Aldeia do Xisto”, seguida da atuação do Fado ao Centro. À noite, às 22h30, o Parque Municipal “Ténis” acolhe o concerto dos Greatestits.

Amanhã, Dia do Município, as celebrações começam às 10h00, com o hastear das bandeiras, seguida da habitual homenagem a António José de Almeida, com a deposição de uma coroa de flores junto ao seu busto.

Será também descerrada a placa comemorativa da geminação entre Penacova e Praia da Vitória, um momento que vem reforçar a ligação entre estes concelhos. Recorde-se que os presidentes destes dos municípios assinaram recentemente, no mês passado, o protocolo de geminação, precisamente no ano em que se comemoram 120 anos do nascimento da figura central que os une – Vitorino Nemésio (1901-1978). O escritor nasceu na cidade da Praia da Vitória, mas foi em Penacova que se dedicou a uma das suas paixões, a molinologia. Poeta, romancista, ensaísta, professor e um comunicador exímio, Vitorino Nemésio teve uma presença assídua na RTP nos anos 70. Foi também presidente da Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos e um “incansável moleiro das palavras”, no dizer de David Mourão Ferreira.

Os autarcas dos dois municípios consideram que o trabalho feito por Vitorino Nemésio foi muito importante para ambos os territórios, sendo bem evidente a presença do escritor nos dois concelhos, o que justifica esta geminação e agora o perpetuar deste elo, através desta placa comemorativa que será descerrada amanhã.

Balcão Único do Prédio apoia proprietários

O Feriado Municipal vai ficar marcado, ainda, por outra inauguração, a do Balcão Único do Prédio (BUPi), um serviço que tem como objetivo possibilitar aos cidadãos identificarem e registarem, gratuitamente, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Penacova, o BUPi vai funcionar, provisoriamente, no Centro Operacional da Proteção Civil, junto à Repartição de Finanças, até estarem reunidas condições para que possa ser instalado noutro local. A partir de agora, os cidadãos do concelho vão poder então registar os seus prédios, identificando as localizações e os limites das suas propriedades, garantindo a proteção da sua titularidade. O novo serviço, além do registo de matrizes prediais rústicas e mistas, vai também permitir a consulta, atualização e impressão de informação em vigor sobre uma determinada parcela, através da internet, em tempo real e a qualquer momento.

Homenagens e distinções

O programa continua depois com a sessão solene, que conta com a presença do secretário de Estado João Paulo Catarino e que ficará marcada pelos habituais discursos e reconhecimentos aos funcionários da autarquia com 25 anos de serviço ou que se aposentaram no último ano. Serão homenageadas também algumas personalidades que se distinguiram pelo contributo dado ao desenvolvimento do concelho. À noite, há novamente música, com as atuações do Coro Juvenil da Escola de Artes de Penacova e do Coro Vox et Communio, a partir das 21h30. Uma hora depois sobe ao palco Rouxinol Faduncho.

No domingo vai realizar-se, a partir das 9h00, o Free Trail “Conhecer Penacova”.

Humberto Oliveira lamenta que ainda não seja possível retomar as habituais celebrações com normalidade mas destaca a importância que esta data tem para Penacova, daí a aposta num programa “contido mas que não esquece os grandes momentos” e que serve também de convite para uma visita a este concelho que tanto tem para oferecer.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM