Os focos de Covid-19 que recentemente deflagraram no concelho de Penacova conduziram a ações imediatas concertadas entre o Município, a Proteção Civil Municipal e a Direção Geral de Saúde. De acordo com a autarquia, ontem estavam identificados 10 casos positivos, sendo expectável que aumente durante os próximos dias, face aos testes realizados e a realizar.
Desta forma, conjuntamente, e incluindo outras instituições do concelho, foram tomadas medidas para mitigação do risco de contágio, como o isolamento e testes, medidas essas que se encontram ativas. “Devemos, desde já, referir a total colaboração de todos – pessoas e entidades – em todas as orientações transmitidas. A determinação de todos e de cada um de nós é a preservação da saúde pública e o combate à pandemia”, realça a autarquia em nota divulgada.
Adianta ainda que “poderá, a todo o momento, tomar medidas que visem suspender atividades ou encerrar instalações, aguardando apenas informação determinante da parte da Autoridade Local de Saúde que é quem tem a capacidade legal para decretar medidas aos cidadãos”.
“Gostaríamos de transmitir uma palavra de confiança aos estabelecimentos que têm cumprido todas as normas e também aos estabelecimentos afetados, que agiram prontamente de forma a procurar interromper as cadeias de contágio, mesmo que isso represente mais um revés na atividade económica local”, acrescenta, considerando que “manter as medidas de prevenção e a disciplina da sociedade civil são as melhores armas para vencer esta guerra”.
O Município recomenda a todos que mantenham o distanciamento social, evitem aglomerados e visitas desnecessárias, façam com regularidade a higienização das mãos e usem máscara para se proteger a si e aos outros. Em caso de suspeita devem ligar para a Saúde 24.