O Município de Penacova apresentou, na semana passada, o projeto do “Pena Wellness Park”, um parque de saúde e bem estar. “Estão a ser dados os primeiros passos para um projeto único e inovador, onde a saúde e o aproveitamento dos nossos recursos naturais e endógenos possam vir a ser elementos determinantes e diferenciadores, num trabalho que em parceria com diversas entidades irá colher os seus frutos”, realça o presidente da Câmara, Humberto Oliveira.
O autarca adianta, ainda, que estão a ser estabelecidas “parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, para a criação deste parque que será inteiramente dedicado à investigação e ao desenvolvimento, promoção e disponibilização de serviços e produtos associados à saúde e bem-estar”.
Este projeto pretende, como refere Humberto Oliveira, “dotar a região Centro do país de uma estrutura que agregue o melhor conhecimento na área e potencie o que a região já oferece em termos de capacidade instalada, mas alavanque o seu potencial para receber ainda mais investimento”.
O “Pena Wellness Park” ocupará uma área de aproximadamente 40 hectares e disponibilizará diversos equipamentos e serviços, sendo, numa primeira fase, criado no Parque Empresarial dos Covais, um complexo industrial e tecnológico, a que posteriormente serão agregadas outras ofertas, como cuidados de saúde integrados, complexo anti-aging e bem-estar, centro de investigação e desenvolvimento. Numa segunda fase o Complexo contará com espaços de educação, investigação e turismo de saúde e bem-estar, sendo igualmente aumentada a área dedicada ao projeto que passará a integrar outras áreas do território do Município, prevendo-se que o Complexo possa ter uma área total de aproximadamente 120 hectares.
Tendo a Câmara Municipal de Penacova como principal impulsionador público, o projeto conta já com o apoio de várias entidades, com as quais foram assinados memorandos de entendimento, como Atlantic Cumplicity, comissão instaladora; ANRS – Associação Nova Rota da Seda; Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; FEMTCI – Fundacion Europea de Medicina Tradicional, Complementaria e Integrativa; Câmara de Comércio de PME Portugal-China; Chengdu Health Service Industry Chamber of Commerce; Associação China-Lusófona-Ibero-América-Caribe (CCLI); e APARD – Associação Portuguesa de Suplementos Alimentares.