23 de Junho de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova antecipa um bom verão em termos turísticos

21 de Maio 2021

O Município de Penacova espera um bom verão ao nível do turismo, fruto da divulgação que tem vindo a fazer do seu território e da promoção das belezas paisagísticas, da oferta cultural, dos desportos na natureza, dos eventos, dos roteiros e da gastronomia.

“Os trilhos de Penacova têm sido visitados por milhares de amantes dos desportos na natureza. Durante o período mais ativo da pandemia, o Município não abrandou o investimento nestas áreas, desenvolvendo-as e cuidando com melhoramentos contínuos. A oferta nesta área é das melhores que pode encontrar-se no país e o caudal de praticantes que optam pelos nossos trilhos é cada vez maior”, garante Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova.

Ao nível das rotas, para além do sucesso que granjeou com o circuito interno do Roteiro do Arista, inclui também as Grandes Rotas, como a do Alva e a do Mondego. Para além destas, Penacova integra a Ecovia do Mondego, com dezenas de quilómetros desde o Dão até Penacova.

De acordo com Humberto Oliveira, “há no concelho de Penacova 35 alojamentos registados no Turismo de Portugal e 18 estabelecimentos de restauração”.

“Estamos a candidatar vários projetos de impulso turístico que são diferenciadores e nos colocarão num patamar internacional”, revela o autarca, considerando que “o desenvolvimento turístico potencia maior desenvolvimento económico e mais oportunidades para o comércio local”.

Para aproveitar a fileira da Rota da Estrada Nacional 2, por onde passam milhares de visitantes, o Município encontra-se a preparar um espaço de acolhimento e de informação turística, que tem como objetivo dar a conhecer o território e desafiar os visitantes a um desvio na rota a fim de conhecerem outros pontos do concelho.

A autarquia destaca, também, a forte atratividade das suas duas praias de bandeira azul, Vimieiro e Reconquinho, onde se inclui a barca serrana no Reconquinho, os desportos aquáticos e a animação estival. Por outro lado, os projetos do Município preveem uma intervenção nos moinhos da Atalhada, com características para turismo, entre outros empreendimentos.

“Nos últimos anos, o Município de Penacova tem estimulado diversas fileiras turísticas com potencial de atração de pessoas e de criação de riqueza, como é o caso do turismo religioso, com a adesão aos Caminhos de Santiago, à rota dos mosteiros cistercienses e aos Caminhos da Espiritualidade. O Município também tem tido um papel muito relevante no turismo militar, com o roteiro das invasões francesas”, adianta a Câmara.

Destaca, ainda, alguns dos “grandes eventos” que tem organizado e que têm atraído milhares de pessoas. O Festival da Lampreia e a Feira do Mel e do Campo são algumas dessas realizações, a par de outras, como as de cariz desportivo – Penacova Trail do Centro, Campeonato de BTT e a passagem da Volta a Portugal em Bicicleta pelo concelho.

“Nunca tivemos uma progressão tão grande ao nível turístico e o nosso projeto visa um crescimento ainda maior nos próximos anos”, sublinha Humberto Oliveira.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM