19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penacova alarga parques para acolher mais empresas

15 de Fevereiro 2019

O Município de Penacova quer atrair cada vez mais investimento para o concelho, criando assim mais emprego e combatendo a desertificação. Para tal, quer criar condições que permitam a fixação de mais empresas, quer através do alargamento das suas atuais Áreas de Localização Empresarial, no Parque Empresarial da Alagoa, que está quase esgotado, quer através da criação de uma nova área, que irá designar de Parque Empresarial do Lavradio e que ficará instalada junto do IC6.

O Município recorda que iniciou, em 2009, a construção do Parque Empresarial da Alagoa que rapidamente começou a fixar empresas já existentes (que optaram por ali se relocalizarem ou expandirem os espaços que já possuíam) e a atrair outras novas. “Mesmo com lotes de dimensões diminutas para a instalação de empresas de grandes dimensões conseguimos atrair algumas empresas, atendendo ao potencial das suas características – um espaço criado e projetado a pensar exclusivamente nas empresas – e a sua localização, nas proximidades do IP3, o que permite aceder a uma via privilegiada de comunicação entre o litoral e o interior do país, sendo mesmo considerado um dos principais itinerários de entrada em Portugal. Estas características permitiram receber empresas que, embora de pequena e média dimensão, contribuem de forma significativa para o crescimento da economia local e regional, nomeadamente na criação de emprego”, sublinha Humberto Oliveira.

O presidente da Câmara Municipal de Penacova defende que, neste novo ciclo, a aposta no favorecimento da atividade económica, na atração do investimento, no estar disponível para criar meios de ajuda à inovação e à criação de novas empresas não deve assumir-se apenas como uma estratégia mas, acima de tudo, como uma prioridade, que ajude a tornar o concelho mais atrativo, contribua para o combate à desertificação e promova a criação de emprego, assegurando assim melhores condições de vida às populações locais.

O desenvolvimento de um concelho passa não só, obviamente, mas também, pelo seu tecido económico, em geral, e empresarial, em particular. É por isso que, em Penacova, trabalhamos todos os dias de forma afincada para criar condições de atratividade. E é também pela necessidade sentida de fazer face ao mercado, já que as nossas atuais Áreas de Localização Empresarial se encontram quase esgotadas, que começamos a trabalhar no projeto de localização de uma nova área, o designado Parque Empresarial do Lavradio, junto do IC6 e na ampliação do Parque Empresarial da Alagoa, permitindo desta forma uma maior diversidade da localização de espaços com esta tipologia”, explica o autarca.

De acordo com Humberto Oliveira, a Câmara Municipal já assinou um contrato com a empresa TOPHL – Estudos Topográficos, Lda para a “Execução e homologação de cartografia e cadastro, solo urbanizável, espaços de atividades económicas – UOPG 1 – Lavradio”, que tem como objeto a elaboração de cartografia, identificação dos proprietários e identificação da matriz que, posteriormente, será a base para os planos de pormenor de loteamento em ambos os casos. “Acreditamos que estas novas Áreas de Localização Empresarial ficarão preparadas para acolher empresas com outra dimensão, empresas que permitam alavancar novos investimentos, empresas que compitam no mercado global, que possuam uma matriz tecnológica ou industrial, empresas que se fixem, inovem e contribuam também para o desenvolvimento do país”, sublinha Humberto Oliveira.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM